Louvo o Capitão Eduardo Nuno Henriques Mendes, da Guarda Nacional Republicana, pela forma altamente competente como exerceu as funções de Comandante do Esquadrão Presidencial, do Serviço de Segurança da Presidência da República, ao longo de cerca de dois anos do meu ultimo mandato.
No desempenho das suas funções, constituiu-se como uma referência de dedicação e profissionalismo, dignificando a Presidência da República nas cerimónias de receção a Chefes de Estado Estrangeiros, do render da Guarda Presidencial e outras de iniciativa do Presidente da República. Com a sua atividade, contribuiu para a boa imagem do Estado Português, no âmbito das relações externas mantidas pelo órgão de soberania.
No que concerne à missão de segurança que lhe foi confiada, prestou um serviço muito digno e importante, em coordenação harmoniosa com a Esquadra de Segurança a Instalações, unidade da Polícia de Segurança Pública, também integrada no Serviço de Segurança.
Pelo elevado espírito de lealdade para com a Chefia do Serviço de Segurança, bem como pela sua permanente disponibilidade para bem servir, constituiu-se como um exemplo de dedicação e excelência para todos os elementos que com ele privaram.
Pelas qualidades profissionais e pessoais evidenciadas e pela perseverança no desempenho das tarefas que lhe foram determinadas, afigura-se de inteira justiça e merecimento a concessão do presente Louvor, devendo os serviços por si prestados, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
19 de fevereiro de 2016. - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
209412049