A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 42/2009, de 27 de Maio

Partilhar:

Sumário

Altera a Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2008, de 15 de Maio, integrando a construção do Museu da Língua Portuguesa no âmbito das acções de requalificação e reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa a realizar pela sociedade Frente Tejo, S. A.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 42/2009

Os objectivos e as principais linhas de actuação para a requalificação e a reabilitação urbana da frente ribeirinha de Lisboa, para a área da Baixa Pombalina e para a área de Ajuda-Belém, constam do documento estratégico Frente Tejo, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2008, de 15 de Maio.

O Decreto-Lei 117/2008, de 9 de Julho, procedeu à constituição da sociedade Frente Tejo, S.A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo por objecto a realização das operações de requalificação e reabilitação urbana da frente ribeirinha de Lisboa em conformidade com o documento estratégico anexo à referida Resolução do Conselho de Ministros.

No decurso da intervenção relativa à área de Ajuda-Belém, foi considerado do maior interesse conjugar as intervenções originalmente estabelecidas para aquela área com a concretização do projecto referente à criação do Museu da Língua Portuguesa.

Para a instalação do Museu da Língua Portuguesa, é objectivo do Governo promover a requalificação do edifício do antigo Museu de Arte Popular, situado na Avenida de Brasília, reconvertendo aquele que foi originalmente o Pavilhão da Vida Popular da Exposição do Mundo Português num inovador e contemporâneo espaço multimédia e centro privilegiado de promoção da língua portuguesa.

Atenta a localização deste novo projecto estruturante, bem como a plena integração deste novo espaço nos objectos e linhas de orientação definidos para a área de intervenção Ajuda-Belém, são evidentes os benefícios resultantes da integração deste projecto no âmbito das operações de requalificação e reabilitação da frente ribeirinha em curso nesta área.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Aprovar a inclusão da reconversão e da requalificação do edifício do antigo Museu de Arte Popular, destinado à instalação do Museu da Língua Portuguesa, nos objectivos e linhas de orientação da requalificação e da reabilitação da frente ribeirinha de Lisboa inscritos no documento estratégico Frente Tejo, anexo à Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2008, de 15 de Maio, para a área de intervenção Ajuda-Belém.

2 - Aprovar a introdução da rubrica «Museu da Língua Portuguesa» no orçamento referente ao investimento Ajuda-Belém, constante do documento estratégico Frente Tejo, e a inscrição na mesma da quantia de (euro) 9 000 000.

3 - Determinar que a verba referida no número anterior se destina a suportar todos os encargos inerentes à operação de instalação do Museu da Língua Portuguesa, incluindo as despesas com elaboração de projectos, empreitada, fiscalização, conteúdos expositivos, coordenação técnica e gestão integrada da intervenção.

4 - Estabelecer que a coordenação técnica e a gestão integrada da intervenção são efectuadas nos termos previstos no n.º 8 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2008, de 15 de Maio.

5 - Determinar que o financiamento da operação relativa ao Museu da Língua Portuguesa é suportado pelo orçamento afecto ao Ministério da Cultura, mediante transferência para a sociedade Frente Tejo, S. A., sem prejuízo de apoios que venham a ser concedidos no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Presidência do Conselho de Ministros, 7 de Maio de 2009. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/05/27/plain-253168.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/253168.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-07-09 - Decreto-Lei 117/2008 - Presidência do Conselho de Ministros

    Constitui a sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos Frente Tejo, S. A., e aprova os respectivos Estatutos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda