A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 48031, de 10 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Autoriza a Companhia das Águas de Lisboa, S. A. R. L., a emitir 120000 obrigações, de cupão, do valor nominal de 1000$00 cada uma, às quais é concedido o aval do Estado.

Texto do documento

Decreto-Lei 48031

A empresa concessionária do Estado Companhia das Águas de Lisboa, S. A. R. L., requereu autorização para proceder à emissão de 120000 contos de obrigações, a fim de financiar a execução de obras complementares de abastecimento de água da cidade de Lisboa e dos concelhos de Oeiras e Cascais.

Verificada a utilidade pública e a presente necessidade do empreendimento, o Governo autoriza, por este diploma, a emissão solicitada, concedendo às obrigações o aval do Estado de acordo com a cláusula IV do contrato celebrado em 10 de Março de 1952 entre o Governo e a Companhia das Águas de Lisboa, S. A. R. L.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É autorizada a Companhia das Águas de Lisboa, S. A. R. L., a emitir 120000 obrigações, de cupão, do valor nominal de 1000$00 cada uma, em títulos de uma, cinco e dez obrigações.

2. O juro nominal das obrigações será de 6 por cento, pagável semestralmente em 15 de Junho e 15 de Dezembro de cada ano.

Art. 2.º - 1. A emissão será lançada em duas fases de valor global de 60000 contos cada uma, devendo a primeira ser oferecida à subscrição no corrente ano e a segunda em data a fixar oportunamente por portaria do Ministro das Finanças.

2. A amortização das obrigações será efectuada semestralmente, por sorteio e pelo valor nominal, em 15 de Junho e 15 de Dezembro de cada ano.

Em relação aos 60000 contos da fase inicial, a primeira amortização realizar-se-á em 15 de Junho de 1973 e a última em 1ª de Dezembro de 1982, conforme o plano de amortização aprovado e a publicar no Diário do Governo, iniciando-se para esta fase o pagamento de juros em 15 de Junho de 1968.

3. As datas de amortização e de pagamento de juros da 2.ª fase constarão do respectivo plano de amortização e da portaria referida no n.º 1 deste artigo.

4. A amortização poderá ser antecipada por sorteio ou por compra no mercado, devendo as datas das amortizações extraordinárias coincidir com as das normais.

Art. 3.º - 1. A estas obrigações é concedido o aval do Estado, nos termos e condições da base IV, aprovada pelo Decreto-Lei 38665, de 4 de Março de 1952.

2. Quando a empresa reconhecer não estar habilitada a satisfazer os encargos da amortização e juros nas datas fixadas para o respectivo pagamento, dará do facto conhecimento à Direcção-Geral da Fazenda Pública, com a antecipação de 45 dias do vencimento dos referidos encargos, devendo aquela Direcção-Geral obter os meios financeiros indispensáveis à sua cobertura.

3. O Estado poderá transformar em acções da empresa devedora os créditos de que não for reembolsado até ao termo do ano seguinte ao da constituição dos mesmos, devendo aquela promover obrigatòriamente, e por força do presente diploma, o correspondente aumento de capital.

Art. 4.º Os juros das obrigações a emitir beneficiarão da isenção do imposto complementar e da redução a metade do imposto de capitais.

Art. 5.º A emissão das obrigações da 1.ª fase só poderá efectivar-se depois de dar entrada na Inspecção-Geral de Crédito e Seguros o documento comprovativo de ter sido efectuado o competente registo na Conservatória do Registo Comercial e um exemplar do Diário do Governo em que tenha sido publicado o respectivo plano de amortização.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 10 de Novembro de 1967. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - Mário Júlio de Almeida Costa - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - José Albino Machado Vaz - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/11/10/plain-251503.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/251503.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1952-03-04 - Decreto-Lei 38665 - Ministério das Obras Públicas - Gabinete do Ministro

    Autoriza o Governo a contratar com a Companhia das Águas de Lisboa, por intermédio do Ministério das Obras Públicas, a substituição do contrato existente, nos termos das bases anexas a este decreto-lei.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda