A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 23712, de 19 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Institui o Prémio Tenente Piloto Aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin, destinado a ser concedido anualmente ao aluno da Academia Militar que concluir o curso de Engenharia Aeronáutica Militar (tirocínio incluído) com mais elevada classificação.

Texto do documento

Portaria 23712

A família do tenente piloto aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin pôs à disposição da Academia Militar títulos no valor de 100000$00, com a intenção de, através dos rendimentos destes títulos, se instituir um prémio em homenagem à memória do tenente piloto aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin, que cursou Engenharia na extinta Escola Militar entre 1931 a 1935 e, posteriormente, se doutorou em Itália, com classificação muito elevada, falecendo pouco depois do doutoramento;

Reconhece-se que a instituição deste prémio, pelo exemplo que representa, servirá de estímulo para uma preparação cada vez mais cuidada dos alunos de Engenharia Aeronáutica da Academia Militar.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelos Ministros das Finanças e do Exército, o seguinte:

1.º É instituído o Prémio Tenente Piloto Aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin, que é constituído pelo rendimento anual dos títulos que, para este fim, foram assentados em nome da Academia Militar.

2.º O prémio será concedido anualmente ao aluno da Academia Militar que concluir o curso de Engenharia Aeronáutica Militar (tirocínio incluído) com mais elevada classificação.

3.º São condições indispensáveis para a atribuição do prémio:

Classificação final mínima de 15 valores;

Bom ou exemplar comportamento.

4.º A importância relativa a cada prémio anual que não venha a ser concedido, devido a não serem atingidas as condições exigidas no número anterior, será destinada à aquisição de um certificado de renda perpétua, que será assentado em nome da Academia Militar, e cujo rendimento se destinará a, em conjunto com os rendimentos dos certificados de renda perpétua já existentes, aumentar o valor global do Prémio Tenente Piloto Aviador Pedro de Sousa Franklin.

Ministérios das Finanças e do Exército, 19 de Novembro de 1968. - O Ministro das Finanças, João Augusto Dias Rosas. - O Ministro do Exército, José Manuel Bethencourt Conceição Rodrigues.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1968/11/19/plain-249637.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/249637.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1969-03-12 - DECLARAÇÃO DD10689 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 23712, que institui o Prémio Tenente Piloto Aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin.

  • Tem documento Em vigor 1969-03-12 - Declaração - Presidência do Conselho - Secretaria-Geral

    De ter sido rectificada a Portaria n.º 23712, que institui o Prémio Tenente Piloto Aviador Manuel Pedro de Sousa Franklin

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda