A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD5283, de 30 de Abril

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços de venda do gasóleo e do fuelóleo a partir do próximo dia 1 de Maio.

Texto do documento

Despacho

De acordo com a Lei de Meios para 1970, nomeadamente com a política económica sectorial expressa, deveria rever-se a estrutura de preços de certos produtos básicos, e entre eles os petrolíferos, de forma a proporcionar as melhores condições de funcionamento dos sectores industriais que os utilizam. Dar-se-ia, assim, satisfação ao desejo enunciado por numerosas indústrias: cerâmica, vidro, química, alimentar, cortiça, têxtil, papel, cimento e siderurgia, para as quais uma redução do preço do combustível deverá possibilitar uma redução de custos de produção que lhes permitirá um aumento do poder concorrencial, especialmente nos mercados externos, e uma baixa de preços no

mercado interno.

Vários sectores concorrem, de momento, para a concretização prática de uma redução de preços de alguns combustíveis líquidos, com maior incidência nos custos da produção industrial nacional. Assim, a entrada em funcionamento de nova refinaria em Matosinhos proporcionou que a distribuição de produtos se tornasse mais económica, uma vez que se criou novo ponto de irradiação para a zona de consumo do Norte do País.

Também, no passado mês de Fevereiro, a Junta Nacional da Marinha Mercante fixou uma nova tabela para os fretes dos navios-tanques da Soponata, que se traduz numa substancial baixa de preços, com repercussões favoráveis nos custos C. I. F. das ramas e

produtos.

Finalmente, acresce que, mercê de importantes esforços, o Fundo de Abastecimento conseguiu ajustar o seu orçamento de forma a suportar um encargo adicional resultante

de uma baixa de preço do fuelóleo.

Deste modo, é possível reduzir os preços do gasóleo de $30 por litro e do fuelóleo de $15

por litro.

É esta a segunda redução que se faz nos preços do fuelóleo no período de um ano.

Nestas condições, determina-se que, a partir do próximo dia 1 de Maio, sejam os

seguintes os preços de:

Gasóleo:

2$15 por litro, fornecido aos revendedores no continente e ilhas adjacentes, nos postos de abastecimento, quer a granel, quer em taras. O diferencial de revenda de $15 por litro é acrescido a este preço nos postos de revenda, pelo que o preço a fixar nestes postos é de 2$30 por litro. Para a lavoura será dada uma bonificação de $40 por litro de gasóleo.

Fuelóleo:

$65 por quilograma, fornecido a granel nas instalações de Lisboa e Matosinhos.

Ministério da Economia, 28 de Abril de 1970. - O Ministro da Economia, João Augusto Dias Rosas. - O Secretário de Estado do Comércio, Valentim Xavier Pintado. - O Secretário de Estado da Indústria, Rogério da Conceição Serafim Martins.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/04/30/plain-248319.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/248319.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda