A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 31 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas tendentes a resolver o problema das viaturas pesadas vindas das ex-colónias Nota: Há desconformidade entre o emissor que consta no sumário e o que consta no texto respectivo

Texto do documento

Despacho

Considerando a necessidade de permitir, o mais rapidamente possível, aos seus legítimos proprietários a utilização das viaturas pesadas provenientes das ex-colónias para aproveitamento do parque respectivo e criação dos correspondentes postos de trabalho, e tendo ainda em vista reduzir ao mínimo os encargos a suportar pelos interessados com o levantamento das mesmas:

Determina-se que:

1 - O Automóvel Club de Portugal é autorizado a promover todas as operações e contactos necessários à remoção, transporte, legalização e levantamento das viaturas pesadas provenientes das ex-colónias.

A correspondente tramitação (quer com os fornecedores dos respectivos serviços, quer com os interessados) seja processada por intermédio do Automóvel Club de Portugal, que deverá recorrer, de preferência, e sempre que possível, à marinha mercante nacional.

2 - As referidas viaturas fiquem isentas do pagamento de todas as taxas portuárias e de armazenamento, com excepção dos encargos que não constituam receitas das administrações portuárias.

3 - O valor correspondente a 40% do frete do transporte marítimo constitua encargo do Comissariado para os Desalojados, suportando os proprietários das viaturas os restantes 60% e, bem assim, os demais encargos (remoção local, seguro marítimo, policiamento, legalização da viatura em Portugal, assistência técnica e despesas administrativas).

4 - Os encargos a suportar pelos interessados sejam pagos em prestações mensais e sucessivas, a liquidar no prazo máximo de trinta e seis meses, a contar da data do levantamento da viatura, vencendo-se a primeira oito meses após a referida data.

5 - As viaturas em condições de serem levantadas e que o não forem dentro do prazo de três meses a contar da data da publicação deste despacho ou da data da sua entrada em Portugal sejam consideradas abandonadas e vendidas em hasta pública por intermédio dos serviços alfandegários competentes, revertendo o produto líquido apurado para o Comissariado para os Desalojados.

6 - Os benefícios resultantes do presente despacho aproveitem aos proprietários das viaturas já levantadas.

7 - Para cobertura dos encargos decorrentes deste despacho a Secretaria de Estado da Integração Administrativa proceda ao abono imediato de 150000 contos ao ACP, comprometendo-se este a fazer as reposições que o Ministério das Finanças indicar, assim como a apresentar à 3.ª Delegação daquele Ministério o processo de contas correspondentes ao adiantamento concedido.

8 - O Comissariado para os Desalojados acompanhe a execução do presente despacho e forneça à Secretaria de Estado da Integração Administrativa os elementos necessários.

Presidência do Conselho de Ministros e Ministérios da Administração Interna, das Finanças e dos Transportes e Comunicações, 21 de Dezembro de 1976. - O Ministro dos Transportes e Comunicações, Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar. - Pelo Ministro das Finanças, Maria Manuela Matos Morgado Santiago Baptista, Secretário de Estado das Finanças. - O Secretário de Estado da Integração Administrativa, João Cristóvão Moreira. - O Alto-Comissário para os Desalojados, António Gonçalves Ribeiro.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2482126.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda