A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 23 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece normas relativas à emissão dos certificados de aprovação de veículos-cisternas rodoviários previstos no ADR (Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada)

Texto do documento

Despacho

Tendo em vista que o Acordo Europeu Relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada (ADR), aprovado pelo Decreto-Lei 45935, de 19 de Setembro de 1964, impõe que os veículos-cisternas utilizados no transporte dessas mercadorias sejam acompanhados de um certificado de aprovação emitido pelas autoridades do respectivo país de matrícula, disposição essa para cuja aplicação a Administração portuguesa procede actualmente a estudos cuidadosos que envolvem uma relativa demora;

Considerando a necessidade de se adoptar uma solução de recurso que permita aos transportadores portugueses, até à conclusão dos referidos estudos, responder às solicitações ao mercado para que se encontram devidamente equipados, sob pena de se produzirem graves consequências a médio prazo para a economia portuguesa;

Consciente das limitações dos meios de que a Administração Pública dispõe, o que recomenda o prosseguimento das relações de cooperação já existentes entre o sector público e o sector privado para fins análogos;

Determino:

1 - A emissão dos certificados de aprovação de veículos-cisternas rodoviários previstos no ADR será transitoriamente assegurada pela Direcção-Geral de Viação, após verificação de que os veículos satisfazem às condições gerais de segurança estabelecidas no Código da Estrada e de que reúnem as condições exigidas pelo ADR para a realização dos transportes a que se destinam.

2 - O requerimento de emissão do primeiro certificado deverá ser acompanhado de declaração emitida por uma das sociedades de classificação reconhecidas pela Administração portuguesa, nos termos da Portaria 157/74, de 27 de Fevereiro, que tenha procedido às inspecções e ensaios necessários à verificação de que são preenchidas as condições exigidas pelo ADR.

3 - As sociedades referidas no número anterior deverão conservar os relatórios das inspecções e ensaios que tiverem efectuado, cuja exibição poderá ser exigida, em qualquer momento, pela Direcção-Geral de Viação.

4 - A Direcção-Geral de Viação deverá possuir um registo das funções utilizadas pelas sociedades referidas em 2.

Ministério dos Transportes e Comunicações, 25 de Outubro de 1976. - O Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, António Machado Rodrigues.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2482051.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-09-19 - Decreto-Lei 45935 - Ministério dos Negócios Estrangeiros - Direcção-Geral dos Negócios Económicos e Consulares

    Aprova, para adesão, o Acordo Europeu relativo ao transporte internacional de mercadorias perigosas por estrada (ADR), celebrado em Genebra no dia 30 de Setembro de 1957, cujo texto em francês e respectiva tradução em protuguês constam do anexo ao presente decreto-lei.

  • Tem documento Em vigor 1974-02-27 - Portaria 157/74 - Ministério da Marinha - Gabinete do Ministro

    Reconhece a competência técnica de várias sociedades de classificação e define as funções das mesmas sociedades quando actuem em delegação da Direcção-Geral dos Serviços de Fomento Marítimo.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda