A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 8 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Determina que a Guarda Fiscal deixe de cobrar em determinados cais dos portos do Douro e Lixões os emolumentos a que se refere a alínea a) do artigo 2.º da Tabela dos Emolumentos Especiais

Texto do documento

Despacho

1. A diferenciação de encargos (taxas portuárias, aduaneiras e fiscais) a que estão sujeitas as mercadorias, nas diferentes áreas portuárias do País, vem provocando situações injustas, com desigualdade de tratamento que se reflecte nos custos das mercadorias importadas e exportadas.

2. Considerando a necessidade urgente de limitar, desde já, as anomalias verificadas, com vista a evitar prejuízos para a economia nacional e salvaguardar o custo das mercadorias e os legítimos interesses das pequenas e médias empresas;

3. Considerando a impossibilidade de solucionar globalmente, de imediato, o grave problema existente;

4. Considerando ainda que, por falta de estruturas portuárias e aduaneiras, o regime de taxas por fiscalização de mercadorias atinge, por vezes, valores incomportáveis, especialmente na zona portuária do Douro e Leixões, os Secretários de Estado do Orçamento e da Marinha Mercante acordam nas seguintes determinações:

a) A Guarda Fiscal deixa de cobrar nas áreas delimitadas, por delegação, dos portos do Douro e Leixões, designadamente nos cais de Gaia, molhe Sul e doca de Leixões e Terreiro, os emolumentos a que se refere a alínea a) do artigo 2.º da Tabela dos Emolumentos Especiais a Cobrar na Guarda Fiscal pelos Serviços Que Se Relacionam com os das Alfândegas (Decreto-Lei 48189, de 30 de Dezembro de 1967);

b) As referidas áreas passam a constituir «zonas fiscalizadas» para efeitos de vigilância a mercadorias;

c) A APDL, alfândegas e Guarda Fiscal tomam as providências necessárias para o cumprimento do estipulado, por lei, relativamente a:

Vedações;

Vigilância interna e externa;

Contrôle das zonas em regime de áreas reservadas;

d) Os responsáveis pelos respectivos departamentos locais estabelecem, desde já, coordenação para a fixação de normas de procedimento, que entrarão em vigor logo que superiormente sancionadas.

Ministérios das Finanças e dos Transportes e Comunicações, 28 de Julho de 1975. - O Subsecretário de Estado do Orçamento, Alberto José dos Santos Ramalheira. - O Secretário de Estado da Marinha Mercante, José Cravino Filipe Pereira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2475840.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-12-30 - Decreto-Lei 48189 - Ministério das Finanças - Comando-Geral da Guarda Fiscal

    Autoriza o Ministro das Finanças a actualizar a tabela de emolumentos especiais referida no Decreto n.º 33023, e bem assim as gratificações de serviço aos oficiais e sargentos da Guarda Fiscal - Autoriza igualmente a Guarda Fiscal a contratar o pessoal civil necessário à boa execução dos seus serviços, mediante aprovação do Ministro das Finanças.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda