A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 22 de Março

Partilhar:

Sumário

Cria o Serviço de Apoio ao Associativismo Agrícola, directamente dependente do Secretário de Estado da Agricultura, no qual se integram, funcionalmente, a Repartição das Associações Agrícolas, da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas, e o Departamento de Cooperativas, existente no Instituto de Reorganização Agrária

Texto do documento

Despacho

No campo da política agrícola, estabeleceu o Programa de Política Económica e Social que seja realizada uma acção de vasto apoio aos pequenos e médios agricultores e aos trabalhadores rurais, com vista a dinamizar a actividade do sector e a assegurar a melhoria das condições de vida das classes mais desfavorecidas.

Fixa o Programa, de forma específica, a necessidade de serem concretizadas as seguintes acções no domínio do associativismo:

a) Fomento do cooperativismo agrícola e adopção de medidas que visem incrementar a participação dos pequenos e médios agricultores na direcção e gestão das cooperativas e a formação de gestores;

b) Revisão de legislação sobre o associativismo agrícola e reestruturação dos serviços de fomento e apoio à organização cooperativa;

c) Elaboração de um programa de consolidação e expansão do associativismo agrícola e prestação do apoio técnico e financeiro para a promoção e gestão de organizações cooperativas de produção, comercialização e industrialização de produtos agro-pecuários.

Estão em curso estudos e programas de acções nos diferentes departamentos da Secretaria de Estado conducentes à concretização destes objectivos. Por outro lado, também se encontra em curso a reestruturação dos serviços da Secretaria de Estado, com vista a adaptar a sua orgânica às necessidades exigidas pela dinamização do sector e pela reforma das estruturas agrárias.

É imprescindível, porém, que se estabeleça, desde já, a superintendência e coordenação dos diferentes serviços da Secretaria de Estado que tenham a seu cargo funções ou missões integradas nos objectivos atrás enunciados, de modo que se possa rapidamente, sem limitações ou peias de carácter burocrático ou funcional, planear e executar as indispensáveis acções de associativismo.

Assim, transitoriamente e até ser reestruturada a Secretaria de Estado, é criado o Serviço de Apoio ao Associativismo Agrícola, directamente dependente do Secretário de Estado, no qual se integram, funcionalmente, a Repartição das Associações Agrícolas, da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas, e o Departamento de Cooperativas, existente no Instituto de Reorganização Agrária.

Designo para director do referido Serviço o engenheiro Jorge Manuel de Jesus Nogueira Silvestre.

Secretaria de Estado da Agricultura, 2 de Março de 1975. - O Secretário de Estado da Agricultura, Alfredo Gonzalez Esteves Belo.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2475102.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda