A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 14 de Junho

Partilhar:

Sumário

Define as normas a observar no licenciamento das operações de exportação de pedras preciosas

Texto do documento

Despacho

Em execução do disposto no artigo 2.º do Decreto-Lei 238/74, de 3 de Junho, determino o seguinte:

1.1 - O licenciamento das operações de exportação de pedras preciosas será efectuado mediante a apresentação do boletim de registo de exportação (BRE), acompanhado de uma factura pró-forma discriminativa das quantidades e valores provisórios ou definitivos das pedras a exportar, e de uma «lista de embalagem» em que fiquem perfeitamente identificados, por marcas exteriores, os volumes incluídos na embalagem a embarcar e o respectivo conteúdo (tipos de pedras, quilatagem e valor).

1.2 - A factura pró-forma será visada pelo delegado do Governo ou pelo conselho fiscal, que ficarão solidariamente responsáveis, com o conselho de administração das empresas exportadoras, pelas indicações contidas no referido documento.

1.3 - A valorização da factura pró-forma será efectuada de acordo com tabelas emitidas pelos clientes ou consignatários dos exportadores, devidamente autenticada e em vigor.

1.4 - A administração das empresas exportadoras providenciará no sentido de as tabelas serem remetidas à Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo com a urgência requerida e de as manter devidamente actualizadas.

1.5 - As exportações ficarão sujeitas a despachos alfandegários, que serão da competência dos serviços respectivos da Direcção-Geral das Alfândegas.

1.6 - Os funcionários que fizerem a verificação da mercadoria deverão deslocar-se às instalações dos exportadores, ficando os técnicos das empresas obrigados a prestar as suas declarações por escrito, sob juramento, na presença dos mesmos funcionários, que conferirão as mercadorias perante as «listas de embalagem» e procederão à sua análise quantitativa e qualitativa, lacrando e selando a embalagem final.

1.7 - A negociação de cambiais resultante destas operações será autorizada pelo Banco de Portugal em face do exemplar respectivo do BRE e da documentação justificativa das variações que se verifiquem nos valores da factura pró-forma (exemplares das facturas definitivas e notas de crédito relativas à operação, devidamente justificadas).

2.1 - O licenciamento das operações de exportação de objectos, e suas partes, de prata, ouro, platina ou outros metais preciosos e pedras preciosas, quadros e objectos de arte a que se refere o artigo 1.º do Decreto-Lei 238/74, de 3 de Junho, efectuar-se-á mediante a apresentação do boletim de registo de exportação (BRE), do qual deverá constar a identificação dos objectos a exportar e o respectivo valor unitário.

2.2 - A negociação das cambiais que resultar destas operações, ou a sua dispensa, serão autorizadas pelo Banco de Portugal em face do respectivo BRE e da correspondente documentação justificativa.

Ministério da Coordenação Económica, 3 de Junho de 1974. - O Secretário de Estado do Comércio Externo e Turismo, Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2474663.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1974-06-03 - Decreto-Lei 238/74 - Ministério da Coordenação Económica - Secretaria de Estado do Comércio Externo e Turismo

    Autoriza as exportações de pedras preciosas e de metais preciosos, bem como de quadros e objectos de arte que não sejam classificados como antiguidades.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda