A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 31 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Torna público o texto da Decisão do Comité Misto do Acordo C. E. E. - Portugal n.º 9/73, concluída em Bruxelas em 20 de Agosto de 1973

Texto do documento

Aviso

1. Por ordem superior se torna público o texto da Decisão do Comité Misto do Acordo C. E. E. - Portugal n.º 9/73, concluída em Bruxelas em 20 de Agosto de 1973.

2. A referida Decisão entrará em vigor em 1 de Novembro de 1973.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 25 de Outubro de 1973. - O Director-Geral, Tomás de Melo Breyner Andresen.

Decisão do Comité Misto n.º 9/73, que completa e modifica os artigos 24 e 25 do Protocolo 3 relativo à definição de «produtos originários» e aos métodos de cooperação administrativa.

O Comité Misto, Visto o Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, assinado em Bruxelas em 22 de Julho de 1972;

Visto o Protocolo 3 relativo à definição de «produtos originários» e aos métodos de cooperação administrativa, a seguir designado por Protocolo 3, e nomeadamente o seu artigo 28;

Considerando que a Decisão n.º 6/73 do Comité Misto de 2 de Fevereiro de 1973 trouxe certas modificações ao parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3 no intuito de impedir que se produzam, em detrimento de produtos originários no âmbito do Acordo de 22 de Julho de 1972, certos desvios das fontes de abastecimento que poderiam dar-se até à data da supressão dos direitos aduaneiros entre a Comunidade na sua composição original, e a Irlanda, por um lado, e Portugal, por outro, e que a dita Decisão modifica, por consequência, o texto do artigo 24;

Considerando que se torna necessário, tendo em conta o aparecimento de novos riscos de desvios das fontes de abastecimento, introduzir novas modificações ao parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3:

decide:

ARTIGO 1

O texto do parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3 é substituído pelo texto seguinte:

1. Podem beneficiar na importação em Portugal ou na Dinamarca ou no Reino Unido das disposições pautais em vigor em Portugal ou nesses dois países e referidas no parágrafo 1 do artigo 3 do Acordo e no artigo 4 do Protocolo 1:

a) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo e em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo de que tais produtos adquiriram a qualidade de originários e sofreram todo o complemento de transformação unicamente em Portugal ou nos dois países acima mencionados ou nos cinco países referidos no artigo 2 do presente Protocolo;

b) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo, com exclusão dos incluídos nos capítulos 50 a 62, e em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo:

1. De que tais produtos foram obtidos por transformação de mercadorias que, no momento da sua exportação da Comunidade na sua composição original ou da Irlanda, já aí tinham adquirido a qualidade de produtos originários;

2. E de que a mais-valia adquirida em Portugal ou nos dois países acima citados ou nos cinco países referidos no artigo 2 do presente Protocolo representa 50% ou mais do valor desses produtos;

c) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo e inscritos na coluna 2 do texto seguinte, em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo de que tais produtos foram obtidos por transformação de mercadorias inscritas na coluna 1 do texto seguinte, as quais, no momento da sua exportação da Comunidade na sua composição original ou da Irlanda, já aí tinham adquirido a qualidade de produtos originários.

(ver documento original)

As disposições do presente parágrafo apenas se aplicam aos produtos que, de harmonia com as disposições do presente Acordo e dos Protocolos anexos, beneficiarão da eliminação dos direitos aduaneiros no fim do período de desmobilização previsto para cada produto.

As referidas disposições deixam de se aplicar quando expirar o período de desmobilização previsto para cada produto.

ARTIGO 2

1. O texto do parágrafo 1 do artigo 24 do Protocolo 3 será substituído pelo seguinte:

Os certificados de circulação das mercadorias mencionam eventualmente que os produtos a que dizem respeito adquiriram a qualidade de originários e sofreram qualquer complemento de transformação, nas condições referidas no parágrafo 1 do artigo 25, até à data a partir da qual os direitos aduaneiros aplicáveis a esses produtos sejam eliminados nas relações entre a Comunidade na sua composição original e a Irlanda, por um lado, e Portugal, por outro.

2. A nota 12 - aos artigos 24 e 25 - do Anexo I do Protocolo 3 é eliminada.

ARTIGO 3

A decisão n.º 6/73 do Comité Misto de 9 de Fevereiro de 1973 é substituída pela presente decisão.

Feito em Bruxelas, em 20 de Agosto de 1973. - Pelo Comité Misto, o Presidente, R. De Kergorlay. - Os Secretários: C. von Schumann - A. Correia.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2474429.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda