A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49370, de 11 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Fixa os quantitativos das gratificações de serviço e suplementar a abonar aos oficiais, sargentos e praças pelo exercício de funções de mergulhador da Armada.

Texto do documento

Decreto-Lei 49370

Considerando que a Armada necessita de preparar e manter oficiais, sargentos e praças conscientes e voluntàriamente aptos a desempenhar as funções que lhes estão atribuídas como mergulhadores;

Considerando que o exercício dessas funções exige grande desgaste físico e psíquico, dada a sua natureza e o risco de vida a que permanentemente estão sujeitos, com consequente envelhecimento precoce do organismo, conforme o atestam as periódicas inspecções médicas;

Considerando que o problema do ultramar obriga a utilização cada vez mais necessária e frequente destes especialistas, não só como mergulhadores, mas também como sapadores, em missões arriscadas, das quais se salienta a inactivação de armamento explosivo;

Considerando, finalmente, a necessidade de criar incentivos e atractivos para se conseguir pessoal voluntário, dinâmico e jovem, dando-lhes compensação mais justa pelos serviços que desempenham e pelos riscos que correm;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º As gratificações a que se refere o Decreto-Lei 45256, de 21 de Setembro de 1963, no seu artigo 2.º, alíneas a) e b), são fixadas nos quantitativos seguintes:

a) Gratificação de serviço de mergulhador:

Oficiais especializados em mergulhador-sapador ... 2200$00 Oficiais provenientes da classe de mergulhadores ... 2200$00 Sargentos e praças da classe de mergulhadores:

1.ª categoria ... 1600$00 2.ª categoria ... 1400$00 3.ª categoria ... 1200$00 b) Gratificação suplementar:

(ver documento original) Art. 2.º Este decreto-lei entra em vigor em 1 de Janeiro de 1970.

Marcello Caetano - Alfredo de Queirós Ribeiro Vaz Pinto - Horácio José de Sá Viana Rebelo - António Manuel Gonçalves Rapazote - Mário Júlio Brito de Almeida Costa - João Augusto Dias Rosas - José Manuel Bethencourt Conceição Rodrigues - Manuel Pereira Crespo - Rui Alves da Silva Sanches - Joaquim Moreira da Silva Cunha - José Hermano Saraiva - Fernando Alberto de Oliveira - José João Gonçalves de Proença - Lopo de Carvalho Cancella de Abreu.

Promulgado em 29 de Outubro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 11 de Novembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/11/11/plain-247047.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/247047.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1963-09-21 - Decreto-Lei 45256 - Ministério da Marinha - Inspecção de Marinha

    Fixa as gratificações, além dos vencimentos que lhes são conferidos, a abonar aos militares da Armada especializados no serviço de mergulhadores.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda