Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Declaração , de 31 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova a emissão de uma nova chapa de notas de 20$00

Texto do documento

Declaração

Para os fins do disposto no § 3.º do artigo 17.º dos estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962 de 29 de Junho de 1931, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª Ministro das Finanças de 21 do corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 20$00 (chapa 6-A, efígie de D. António Luís de Meneses), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Impressão da frente da nota

Em calcografia (talha doce):

Uma moldura rectangular, impressa a verde-escuro, tendo nos cantos superior esquerdo e superior direito o número «20».

Na parte superior esquerda o dístico «Banco de Portugal» em letra estriada e sobre o canto superior esquerdo da moldura rectangular um arabesco, sendo o dístico e o arabesco impressos a tinta roxo-escura.

Na parte direita da nota um retrato de D. António Luís de Meneses e sobre o canto superior direito da moldura rectangular um arabesco, sendo o retrato e o arabesco impressos a tinta violeta.

Na parte central da nota os dísticos «Vinte escudos», «Ouro» e «Ch. 6-A», impressos na mesma cor que a cercadura rectangular, sendo o letreiro «Vinte escudos» impresso em letra estriada.

Em «offset»:

Fundos em desenho numismático, ocupando as margens da nota, impressos em faixas íris.

Uma zona central em dúplex, em que prevalecem as cores roxa, azulada, esverdeada e tijolo, rodeada por arabescos de várias cores, que são as mesmas que se utilizam nas linhas que constituem os fundos das margens na respectiva faixa íris.

Em tipografia:

Nos cantos inferior esquerdo e superior direito a série e número da nota. Na parte central inferior a data e duas chancelas.

B) Impressão do verso da nota

Em calcografia (talha doce):

Uma moldura em guilhochado, constituída por duas janelas situadas uma à esquerda e outra à direita da nota, unidas por duas barras guilhochadas. Na parte superior e inferior de cada uma das janelas o número «20». Na parte interior da janela da esquerda encontra-se o selo do Banco, rodeado por uma gravura numismática na qual se lêem, duas vezes, o dístico «Banco de Portugal» e o número «20». Na parte central da nota, entre as duas janelas, existem arabescos ligeiros em calcografia envolvendo a rosácea central em offset. Ao centro o dístico «Vinte escudos» em letra estriada.

Todos estes desenhos são impressos na mesma cor violeta.

Em «offset»:

Fundos de margens, zona central em dúplex e arabescos envolventes de dúplex rigorosamente iguais aos da frente da nota e nas mesmas cores.

C) Marca de água e filete de segurança

A zona da marca de água, tanto na frente como no verso, não tem desenhos impressos. A marca de água representa o retrato de D. António Luís de Meneses. Incorporado na pasta do papel existe um filete executado em traço interrompido.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 23 de Março de 1961. - Pelo Director-Geral, Aurélio Serra Ferreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2467725.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda