A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Declaração , de 31 de Março

Partilhar:

Sumário

Aprova a emissão de uma nova chapa de notas de 20$00

Texto do documento

Declaração

Para os fins do disposto no § 3.º do artigo 17.º dos estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto 19962 de 29 de Junho de 1931, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª Ministro das Finanças de 21 do corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 20$00 (chapa 6-A, efígie de D. António Luís de Meneses), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

A) Impressão da frente da nota

Em calcografia (talha doce):

Uma moldura rectangular, impressa a verde-escuro, tendo nos cantos superior esquerdo e superior direito o número «20».

Na parte superior esquerda o dístico «Banco de Portugal» em letra estriada e sobre o canto superior esquerdo da moldura rectangular um arabesco, sendo o dístico e o arabesco impressos a tinta roxo-escura.

Na parte direita da nota um retrato de D. António Luís de Meneses e sobre o canto superior direito da moldura rectangular um arabesco, sendo o retrato e o arabesco impressos a tinta violeta.

Na parte central da nota os dísticos «Vinte escudos», «Ouro» e «Ch. 6-A», impressos na mesma cor que a cercadura rectangular, sendo o letreiro «Vinte escudos» impresso em letra estriada.

Em «offset»:

Fundos em desenho numismático, ocupando as margens da nota, impressos em faixas íris.

Uma zona central em dúplex, em que prevalecem as cores roxa, azulada, esverdeada e tijolo, rodeada por arabescos de várias cores, que são as mesmas que se utilizam nas linhas que constituem os fundos das margens na respectiva faixa íris.

Em tipografia:

Nos cantos inferior esquerdo e superior direito a série e número da nota. Na parte central inferior a data e duas chancelas.

B) Impressão do verso da nota

Em calcografia (talha doce):

Uma moldura em guilhochado, constituída por duas janelas situadas uma à esquerda e outra à direita da nota, unidas por duas barras guilhochadas. Na parte superior e inferior de cada uma das janelas o número «20». Na parte interior da janela da esquerda encontra-se o selo do Banco, rodeado por uma gravura numismática na qual se lêem, duas vezes, o dístico «Banco de Portugal» e o número «20». Na parte central da nota, entre as duas janelas, existem arabescos ligeiros em calcografia envolvendo a rosácea central em offset. Ao centro o dístico «Vinte escudos» em letra estriada.

Todos estes desenhos são impressos na mesma cor violeta.

Em «offset»:

Fundos de margens, zona central em dúplex e arabescos envolventes de dúplex rigorosamente iguais aos da frente da nota e nas mesmas cores.

C) Marca de água e filete de segurança

A zona da marca de água, tanto na frente como no verso, não tem desenhos impressos. A marca de água representa o retrato de D. António Luís de Meneses. Incorporado na pasta do papel existe um filete executado em traço interrompido.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 23 de Março de 1961. - Pelo Director-Geral, Aurélio Serra Ferreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2467725.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1931-06-29 - Decreto 19962 - Ministério das Finanças - Direcção Geral da Fazenda Pública

    Aprova os estatutos do Banco de Portugal.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda