A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49461, de 27 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 48146 de 23 de Dezembro de 1967, que criou o Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional, no referente à composição da direcção e à gestão financeira daquele instituto.

Texto do documento

Decreto-Lei 49461

Considerando a conveniência de dar mais eficiente estrutura ao Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional, criado pelo Decreto-Lei 48146, de 23 de Dezembro de 1967, que vai iniciar a sua actividade;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. Os artigos 5.º e seus §§ 1.º, 2.º e 3.º e 12.º do Decreto-Lei 48146, de 23 de Dezembro de 1967, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 5.º A direcção do I. A. E. D. N. é exercida por um conselho de cinco membros, dos quais três oficiais generais do activo ou da reserva, um por cada ramo das forças armadas, e dois civis, dos quais um professor catedrático, embaixador, ministro plenipotenciário ou director-geral, e outro escolhido de entre dirigentes ou empregados superiores de empresas privadas.

§ 1.º Dos oficiais generais, um será o director do Instituto e outro o regente de estudos, e, dos civis, um será o subdirector do Instituto.

§ 2.º Os membros do conselho serão nomeados livremente pelo Ministro da Defesa Nacional, com prévia anuência dos Ministros de quem dependam.

§ 3.º Os cargos do conselho são acumuláveis com o exercício de outras funções civis ou militares, mas a director e o subdirector, quando tal for considerado necessário, serão considerados em comissão de serviço no Secretariado-Geral da Defesa Nacional, pelo qual serão pagos, abrindo, vaga no seu quadro de origem.

....................................................................

Art. 12.º Constituem receitas do I. A. E. D. N.:

a) A dotação que lhe for consignada no Orçamento Geral do Estado;

b) Os subsídios ou donativos que receber de qualquer entidade pública ou privada;

c) Os rendimentos que fruir a qualquer título;

d) Quaisquer outras permitidas por lei.

§ 1.º A administração dos fundos do I. A. E. D. N. compete ao Secretariado-Geral da Defesa Nacional.

§ 2.º O Ministro da Defesa Nacional, mediante despacho, pode delegar no director do Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional competência para, nos termos legais, autorizar despesas, bem como para dispensar a realização de concurso e a celebração de contrato escrito, em conta das verbas afectas ao mesmo Instituto.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Horácio José de Sá Viana Rebelo - João Augusto Dias Rosas.

Promulgado em 17 de Dezembro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 27 de Dezembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/12/27/plain-246550.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246550.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1967-12-23 - Decreto-Lei 48146 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Cria na Presidência do Conselho, na dependência do Ministro da Defesa Nacional, o Instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional e define a sua finalidade e competência.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda