A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 108/71, de 29 de Março

Partilhar:

Sumário

Cria na ilha de Santiago, da província de Cabo Verde, um concelho, com a denominação de Santa Cruz, formado pelas freguesias de Santiago Maior, S. Salvador do Mundo e S. Lourenço dos Órgãos, do actual concelho da Praia.

Texto do documento

Decreto 108/71
de 29 de Março
Dispõe a base XLV, n.º V, da Lei Orgânica do Ultramar Português que a divisão administrativa de cada província deverá acompanhar as necessidades do seu progresso económico e social.

Com respeito a Cabo Verde, verifica-se que o crescimento da sua população e o desenvolvimento de todas as suas actividades virão a impor dentro de pouco tempo uma revisão da sua divisão administrativa.

Para já, porém, essa revisão é mais premente em relação à ilha de Santiago, em que o progresso das freguesias do centro da ilha aconselha a sua separação do actual concelho da capital.

Desta forma:
Sob proposta do Governo da província;
Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição e por motivo de urgência, nos termos do seu § 1.º, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º Com a denominação de Santa Cruz é criado na ilha de Santiago, da província de Cabo Verde, um concelho, formado pelas freguesias de Santiago Maior, S. Salvador do Mundo e S. Lourenço dos Órgãos, do actual concelho da Praia.

Art. 2.º A sede do concelho de Santa Cruz é Pedra Badejo, que é elevada à categoria de vila.

Art. 3.º - 1. Para o património do novo concelho transitarão todos os bens imóveis do concelho da Praia que se localizem na sua área, os rendimentos municipais nela já cobrados durante o ano de 1971 e, bem assim, os móveis que equipem os serviços administrativos que aí funcionem.

2.Os bens e rendimentos referidos neste artigo constarão de termo de entrega, devidamente documentado.

Art. 4.º O corpo administrativo do concelho de Santa Cruz é uma câmara municipal.

Art. 5.º Ao concelho de Santa Cruz corresponderá um julgado municipal de 2.ª classe, integrado na comarca de Sotavento.

Art. 6.º O quadro administrativo dos Serviços de Administração Civil de Cabo Verde é aumentado com as seguintes unidades:

1 administrador de concelho;
5 administradores de posto.
Art. 7.º É revogado o artigo 1.º do Decreto 25205, de 1 de Abril de 1935.
Art. 8.º - 1. O presente diploma entrará em vigor na data que vier a ser estabelecida em portaria do governador da província, que fixará também as datas em que deverão realizar-se as eleições dos vogais da Câmara Municipal de Santa Cruz para servirem até ao fim do quadriénio de 1969-1972.

2. Até à posse dos vogais eleitos nos termos do número anterior, os interesses municipais respectivos serão confiados a uma comissão administrativa nomeada pelo governador da província.

Art. 9.º Fica o governador da província de Cabo Verde autorizado a tomar as providências de ordem financeira e as demais que forem indispensáveis para a execução do que no presente diploma se estabelece, podendo, se necessário, utilizar para o efeito os saldos de exercícios findos.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.
Promulgado em 10 de Março de 1971.
Publique-se.
O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/244690.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda