A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 516/70, de 16 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Torna extensivas às províncias ultramarinas, observando-se as alterações constantes do presente diploma, as disposições contidas no Decreto-Lei n.º 166/70, que procede à reforma do processo de licenciamento municipal de obras particulares.

Texto do documento

Portaria 516/70
de 16 de Outubro
Considerando a conveniência de tornar extensivas às províncias ultramarinas as disposições contidas no Decreto-Lei 166/70, de 15 de Abril de 1970, respeitantes ao licenciamento de obras particulares;

Tendo em conta os condicionalismos que oferecem alguns municípios do ultramar relacionados com a exiguidade das suas estruturas técnicas e com outras circunstâncias;

Ouvidos os governos das províncias ultramarinas:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro do Ultramar, nos termos do n.º III da base LXXXIII da Lei Orgânica do Ultramar Português, o seguinte:

1.º São tornadas extensivas às províncias ultramarinas as disposições contidas no Decreto-Lei 166/70, de 15 de Abril de 1970, com as alterações e aditamentos a seguir mencionados.

2.º As referências feitas a "Ministro do Interior», "Ministro das Obras Públicas», "Ministro da Educação Nacional» e "Ministro» consideram-se como feitas a "governador-geral» ou "governador», consoante se trate das províncias de Angola e Moçambique ou de províncias de governo simples.

3.º A referência a "secção permanente do Conselho Superior de Obras Públicas» considera-se como feita a "Conselho Técnico de Obras Públicas».

4.º As referências a "Direcção-Geral do Turismo» consideram-se como feitas a "Centro de Informação e Turismo».

5.º A referência a "Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes» considera-se como feita a "Direcção ou Repartição dos Serviços de Obras Públicas e Transportes».

6.º Onde se lê: "Nos concelhos de Lisboa e do Porto», deve escrever-se: "Nos concelhos das sedes dos governos provinciais».

7.º Tendo em vista os condicionalismos locais nas diversas zonas das províncias ultramarinas, ficam os respectivos governadores autorizados a fixar, em portaria, quais os concelhos a que devem aplicar-se desde já as disposições deste diploma e a determinar oportuna e progressivamente a sua extensão aos restantes concelhos consoante as suas estruturas técnicas.

8.º A aplicação da matéria deste diploma na província de Macau far-se-á sem prejuízo do que está estabelecido no artigo 43.º do Decreto 45575, de 26 de Fevereiro de 1964, ficando ao critério do governador determinar a suspensão das disposições que considere não se ajustarem às condições da vida local.

O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Para ser publicada nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/244320.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1964-02-26 - Decreto 45575 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Promulga o diploma orgânico dos serviços provinciais de obras públicas e transportes do ultramar.

  • Tem documento Em vigor 1970-04-15 - Decreto-Lei 166/70 - Ministérios do Interior e das Obras Públicas

    Procede à reforma do processo de licenciamento municipal de obras particulares.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda