A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 606/70, de 28 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Considera rescindida, por acordo entre as partes contratantes, a partir de 1 de Outubro de 1970, a concessão feita à Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici e Radioelectrici relativa à amarração em S. Vicente (Cabo Verde) de um cabo submarino entre a Itália e a América do Sul, em ligação com a Espanha, Brasil, Uruguai e República Argentina, mediante condições que vierem a ser estabelecidas, tendo em atenção que o período da concessão terminaria normalmente em Abril de 1974.

Texto do documento

Portaria 606/70

de 28 de Novembro

Comunicou a este Ministério a Italcable - Servizi Cablografici Radiotelegrafici e Radioelectrici, com sede em Roma, que, pelo facto de o Governo Argentino ter decidido o encerramento em 30 de Setembro de ano em curso das actividades das diversas concessionárias de telecomunicações existentes em seu território, entre as quais se contava a mencionada Italcable, se viu privada de uma das partes essenciais do seu sistema cabográfico, o que a obrigou à decisão de encerramento das suas actividades também no Brasil.

Consequentemente, comunicou ainda que desejava renunciar à concessão de amarração em S. Vicente (Cabo Verde) de seu cabo telegráfico submarino entre a Itália e a América de Sul, em ligação com a Espanha, Brasil, Uruguai e República Argentina, que lhe foi feita por Diploma Legislativo Colonial n.º 13 (decreto), de 10 de Abril de 1924, com vista a fazer cessar na referida data todas as suas actividades em Cabo Verde, dado não só a citada carência de tráfego naquele referido cabo, como ainda por o mesmo se poder considerar superado, quer no seu aspecto técnico de capacidade e possibilidade de trabalho, quer no seu aspecto económico.

Verificado que se consideram válidas e justificadas as razões invocadas pela Italcable para pretender fazer cessar em 30 de Setembro findo as suas actividades na província de Cabo Verde, nada há a opor a este pedido de rescisão antecipada da concessão, que terminaria em Abril de 1974.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro de Ultramar, o seguinte:

1.º Considera-se rescindida, por acordo entre as partes contratantes, a partir de 1 de Outubro de 1970, a concessão feita à Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici o Radioelectrici pelo Diploma Legislativo Colonial n.º 13 (decreto), de 10 de Abril de 1924, relativa à amarração em S. Vicente (Cabo Verde) de um cabo submarino entre a Itália e a América do Sul, em ligação com a Espanha, Brasil, Uruguai e República Argentina, mediante condições que vierem a ser estabelecidas, tende em atenção que o período da concessão terminaria normalmente em Abril de 1974.

2.º Como consequência desta rescisão, deixou a citada companhia de exercer a sua actividade no território da província de Cabo Verde e encerrou já a sua estação no dia 30 de Setembro de 1970, devendo ainda desmontar todas as suas instalações e liquidar os respectivos serviços dentro de prazo de um ano, a partir desta última data, sob pena de tais instalações reverterem, no fim deste prazo, para a posse de Governo de Cabo Verde.

O Ministro de Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Para ser publicada no Boletim Oficial de Cabo Verde. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1970/11/28/plain-243569.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/243569.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda