Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Declaração-extracto 74/2008, de 27 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Torna público o registo definitivo do acto de constitutição e dos estatutos da AME - Associação Mutualista dos Engenheiros, instituição particular de solidariedade social, reconhecida por pessoa colectiva de utilidade pública.

Texto do documento

Declaração (extracto) n.º 74/2008

Declara-se, em conformidade com o disposto no artigo 17º. do Código das Associações Mutualistas, aprovado pelo Decreto-Lei nº. 72/90, de 3 de Março e do artigo 34º. do Regulamento de Registo das Associações Mutualistas e das Fundações de Segurança Social Complementar, aprovado pela Portaria nº. 135/2007, de 26 de Janeiro, que se procedeu ao registo definitivo do acto de constituição e dos estatutos da instituição particular de solidariedade social abaixo identificada, reconhecida por pessoa colectiva de utilidade pública.

O registo foi lavrado pela inscrição nº. 1/2008, a fls. 192 e 192 verso, do Livro 2 das Associações de Socorros Mútuos e considera-se efectuado, em 23 de Janeiro de 2008, nos termos do nº. 1 do artigo. 34º. do Regulamento supra mencionado.

Denominação: "AME - Associação Mutualista dos Engenheiros".

Sede: Rua Andrade Corvo, número três, terceiro andar direito, em Lisboa, freguesia de S. Jorge de Arroios.

Fins: Constituem fins fundamentais da AME, a concessão de benefícios de Segurança Social e Saúde, destinados a reparar as consequências da verificação de factos contingentes relativos à saúde e à vida dos associados e seus familiares e a prevenir, na medida do possível, a verificação desses factos, como ainda, quando a sua situação financeira o permita, prosseguir outros fins secundários de protecção social e de promoção da qualidade de vida, através da organização e gestão de equipamentos e serviços de apoio social, bem como outras obras sociais e actividades que visem especialmente o desenvolvimento social, moral, intelectual, cultural e físico dos associados e suas famílias. Para a concretização dos seus fins de Saúde, poderá prestar cuidados de medicina preventiva, curativa e de reabilitação. Para a concretização dos seus fins de Segurança Social, poderá conceder:

a) Prestações em caso de invalidez, de velhice e de sobrevivência;

b) Outras prestações pecuniárias por doença, maternidade e desemprego;

c) Capitais pagáveis por morte ou no termo de prazos determinados.

Para a efectivação dos seus fins de acção social, poderá organizar e gerir serviços de solidariedade a favor dos Associados e seus familiares:

a) Nupcialidade;

b) Natalidade;

c) Auxílio escolar;

d) Subsídio para despesas de saúde;

e) Subsídio de solidariedade para os cônjuges sobrevivos;

f) Subsídio em caso de morte.

Para a concretização da promoção e qualidade de vida, poderá:

a) Fomentar a solidariedade entre os engenheiros;

b) Realizar congressos, seminários, colóquios e cursos de formação;

c) Promover acções de solidariedade com os mais desfavorecidos;

d) Promover ou editar publicações;

e) Participar em acções úteis à melhoria das condições de vida dos seus associados.

Condições de admissão dos associados: Podem ser associados efectivos os indivíduos que integrem o âmbito pessoal da AME e que subscrevam qualquer das modalidades de benefícios regulamentares, pagando a respectiva quotização e que satisfaçam as demais condições previstas nos Estatutos e no Regulamento de Benefícios.

Condições de exclusão dos associados: Perdem a qualidade de associados efectivos, os que pedirem a sua exoneração, os que forem expulsos e os que não paguem as suas quotizações, no prazo de seis meses a contar da data do seu vencimento, e não procedam à sua liquidação, no prazo de 30 dias após a respectiva notificação para tal.

7 de Fevereiro de 2008. - O Director-Geral, José Cid Proença.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/02/27/plain-242389.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/242389.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda