Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 148/2008, de 13 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Ratifica a suspensão parcial do Plano Director Municipal de Santa Maria da Feira, pelo prazo de dois anos, com vista à implementação do Parque Empresarial da Cortiça.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 148/2008

Sob proposta da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou em 24 de Junho de 2005 a suspensão parcial do respectivo Plano Director Municipal (PDM) na área delimitada na planta de ordenamento anexa à presente resolução, pelo prazo de dois anos, bem como o estabelecimento de medidas preventivas para a mesma área, por igual prazo.

O PDM de Santa Maria da Feira foi ratificado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/93, de 19 de Agosto, rectificada pela Declaração de Rectificação 214/93, de 30 de Outubro, tendo posteriormente sido objecto de alteração por força da deliberação da Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira, tornada pública através da declaração 405/2000 (2.ª série), de 22 de Dezembro, e por força da ratificação do Plano de Urbanização de Picalhos pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 147/2007, de 28 de Setembro.

O município fundamenta a necessidade de suspensão parcial do PDM em vigor na alteração significativa das perspectivas de desenvolvimento social para o local, incompatíveis com as opções contidas no actual PDM, o qual, aliás, se encontra em procedimento de revisão.

A área a suspender é de 68,60 ha, localizando-se na freguesia de Santa Maria de Lamas e encontrando-se classificada na actual carta de ordenamento do PDM quer como áreas de salvaguarda estrita integrando áreas agrícolas e florestadas a preservar, quer como zona industrial, cujos regimes de ocupação, uso e transformação do solo se encontram plasmados, respectivamente, nos artigos 25.º a 29.º e 42.º a 44.º do Regulamento.

O concelho de Santa Maria da Feira é um dos municípios do distrito de Aveiro que representa a maior fatia em termos de concentração industrial e de mão-de-obra activa, caracterizando-se, economicamente, por um forte sector secundário, seguindo-se o sector terciário com 27 %.

Da actividade industrial existente, verifica-se que são as indústrias transformadoras de cortiça e do calçado os principais sectores de actividade, seguindo-se a metalomecânica.

É pois nesta perspectiva que o município de Santa Maria da Feira pretende implementar o PEC - Parque Empresarial da Cortiça, projecto de inegável interesse para o desenvolvimento económico e social do concelho, encontrando-se já previsto de forma clara na revisão do PDM.

Deste modo e considerando que o procedimento de revisão ainda não se encontra concluído e que se afigura impossível de concretizar a referida pretensão de investimento face à actual disciplina urbanística de ocupação, uso e transformação do solo prevista no PDM, a suspensão apresenta-se como uma via legalmente possível e suficientemente célere para responder de forma satisfatória à concretização do PEC, assim se evitando a dissuasão do investimento pretendido e a sua eventual relocalização noutro concelho.

Aduz ainda o município à impossibilidade de concretização imediata do projecto face ao actual PDM, o facto de as actuais zonas industriais não se encontrarem devidamente dimensionadas para as necessidades da indústria da cortiça.

A presente suspensão parcial foi instruída com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Assim:

Ao abrigo do disposto na alínea b) do n.º 2 e no n.º 5 do artigo 100.º do Decreto-Lei 380/99, de 22 de Setembro, na redacção conferida pelo Decreto-Lei 316/2007, de 19 de Setembro, e nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministro resolve:

1 - Ratificar a suspensão parcial do Plano Director Municipal de Santa Maria da Feira, concretamente as disposições a que respeitam os artigos 25.º a 29.º e 42.º a 44.º do respectivo Regulamento, na área delimitada na planta anexa à presente resolução e que dela faz parte integrante, pelo prazo de dois anos.

2 - Publicar, em anexo, o texto das medidas preventivas aprovadas pela Assembleia Municipal Santa Maria da Feira em 24 de Junho de 2005 para a mesma área, a vigorar pelo prazo de dois anos.

Presidência do Conselho de Ministros, 25 de Setembro de 2008. - O Primeiro-Ministro, José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

Medidas preventivas

Artigo 1.º

Âmbito territorial

As medidas preventivas destinam-se a ser aplicadas territorialmente na área assinalada na planta anexa à escala de 1:5000.

Artigo 2.º

Âmbito material

1 - Ficam sujeitas a parecer vinculativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, sem prejuízo de quaisquer outros condicionalismos legalmente exigidos, na área de intervenção, com o âmbito territorial definido no artigo anterior, as seguintes acções:

a) Operações de loteamento e obras de urbanização;

b) Obras de construção civil, ampliação, alteração e reconstrução, com excepção das que estejam sujeitas apenas a um procedimento de comunicação prévia à Câmara Municipal;

c) Trabalhos de remodelação de terrenos;

d) Obras de demolição de edificações existentes, excepto as que, por regulamento municipal, possam ser dispensadas de licença ou autorização;

e) Derrube de árvores em maciço ou destruição do solo vivo e do coberto vegetal.

2 - Ficam excluídas do âmbito da aplicação das medidas provisórias as acções validamente autorizadas antes da sua entrada em vigor, bem como aquelas em relação às quais exista já informação prévia favorável válida.

Artigo 3.º

Âmbito temporal

1 - O prazo de vigência das medidas preventivas definidas no artigo anterior é de dois anos contado a partir da sua entrada em vigor, podendo ser prorrogável por mais um, se tal se considera necessário.

2 - Durante o prazo de vigência mencionado no número anterior, fica suspenso o Plano Director Municipal nas áreas abrangidas pelas presentes medidas preventivas.

(ver documento original)

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/10/13/plain-240426.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/240426.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1993-10-30 - Declaração de Rectificação 214/93 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria-Geral

    RECTIFICA A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS 56/93, DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS, QUE RATIFICA O PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA, PUBLICADA NO DIÁRIO DA REPÚBLICA, I SÉRIE, 194, DE 19 DE AGOSTO DE 1993.

  • Tem documento Em vigor 1999-09-22 - Decreto-Lei 380/99 - Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território

    Estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial. Desenvolve as bases da política de Ordenamento do Território e de Urbanismo, definindo o regime de coordenação dos âmbitos nacional, regional e municipal do sistema de gestão territorial, o regime geral de uso do solo e o regime de elaboração, aprovação, execução e avaliação dos instrumentos de gestão territorial.

  • Tem documento Em vigor 2007-09-19 - Decreto-Lei 316/2007 - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional

    Procede à quinta alteração ao Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, que estabelece o regime jurídico dos instrumentos de gestão territorial, e republica-o.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda