A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 2259/2008, de 13 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Emite parecer favorável quanto ao relatório de actividades do Instituto Nacional de Estatística (INE) e das outras entidades intervenientes na produção estatística nacional, relativa a 2007.

Texto do documento

Deliberação 2259/2008

359.ª Deliberação do Conselho Superior de Estatística relativa ao relatório de actividades do Instituto Nacional de Estatística e outras entidades intervenientes na produção estatística nacional 2007.

Nos termos das suas competências o Conselho Superior de Estatística, na reunião plenária de 11 de Julho de 2008, após parecer favorável da Secção Permanente de Planeamento, Coordenação e Difusão, delibera emitir parecer favorável quanto ao Relatório de Actividades do Instituto Nacional de Estatística e outras entidades intervenientes na produção estatística nacional, relativo ao ano 2007.

O Conselho destaca os resultados relevantes alcançados pelo Sistema Estatístico Nacional (SEN) em 2007 nos seguintes domínios:

IES - Informação Empresarial Simplificada: constitui um exemplo de enorme relevância no que respeita à utilização de dados administrativos para fins estatísticos; veio contribuir para uma produção estatística mais eficiente, com menores custos para as empresas e para os produtores de estatísticas e com enormes potencialidades ao nível da qualidade das estatísticas portuguesas;

Difusão de estatísticas: destaque para o lançamento dos novos Portais do INE e do Serviço Regional de Estatística dos Açores e para a realização de uma série de Workshops para Jornalistas;

Estatísticas das Administrações Públicas: consolidação do processo de articulação institucional no domínio da elaboração e reporte destas estatísticas, nomeadamente no que respeita aos processos de Notificação no âmbito do Procedimento dos Défices Excessivos;

Linhas Gerais da Actividade Estatística Nacional para 2008-2012: a sua elaboração possibilitou a definição do quadro de referência estratégico do SEN em articulação com as prioridades contempladas no Programa Estatístico Comunitário para o mesmo período quinquenal.

O Conselho sublinha alguns domínios em que os progressos alcançados, no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, foram menos satisfatórios face aos objectivos fixados e que, portanto, deverão merecer uma maior prioridade no futuro imediato:

Articulação institucional: nomeadamente entre o INE e as entidades com competências delegadas, de forma a garantir uma coordenação eficaz da produção de estatísticas oficiais a qual se deve pautar pelo cumprimento rigoroso dos princípios consagrados no Código de Conduta das Estatísticas Europeias e dos objectivos fixados nos planos aprovados;

Ficheiro de Unidades Estatísticas do SEN: concretização plena dos objectivos traçados no que respeita à criação de deste ficheiro;

Informação administrativa: utilização mais vasta e eficaz das bases de dados de natureza administrativa para a produção de estatísticas oficiais.

O Conselho realça as seguintes iniciativas desenvolvidas em 2007:

56.ª Sessão Bienal do International Statistical Institute - ISI 2007: esta iniciativa, que teve lugar em Lisboa e que reuniu cerca de 3 mil participantes da comunidade estatística mundial, contribuiu para uma maior visibilidade e reputação de Portugal junto dessa comunidade;

Presidência Portuguesa na área das estatísticas europeias;

Nova Lei do Sistema Estatístico Nacional: articulação no âmbito do processo legislativo conducente à aprovação desta lei.

Finalmente o Conselho nota dois domínios que devem continuar a constituir prioridades do Sistema Estatístico Nacional apesar dos progressos entretanto verificados:

Cumprimento dos prazos: no âmbito da disponibilização da informação estatística, embora em áreas consideradas prioritárias, designadamente contas nacionais e disponibilização das Tábuas de Mortalidade, tenha havido progressos muito significativos, é necessário prosseguir os esforços de melhoria dos prazos da disponibilização da informação;

Recursos humanos: deverá ser dada a maior relevância à adequação e valorização dos recursos humanos no âmbito do Sistema Estatístico Nacional.

11 de Julho de 2008. - A Vice-Presidente, Alda de Caetano Carvalho. - A Secretária, Maria da Graça Fernandes Caeiro Bento.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/08/13/plain-237622.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/237622.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda