A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 16/2008/A, de 31 de Julho

Partilhar:

Sumário

Altera o despacho n.º 1/2000/A (2.ª série), de 8 de Março, do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que reconhece como indicação geográfica "carne dos Açores", na pendência do processo de registo comunitário.

Texto do documento

Despacho 16/2008/A

Considerando o Despacho Normativo 249/93, de 9 de Dezembro, o qual institui as regras de execução dos Regulamentos (CEE) n.os 2081/92 e 2082/92, do Conselho, ambos de 14 de Julho, revogados pelos Regulamentos (CE) n.os 509/2006 e 510/2006, do Conselho, ambos de 20 de Março, bem como os procedimentos a observar para a valorização dos produtos agrícolas e agro-alimentares tradicionais:

Assim, de acordo com o disposto no n.º 4 do anexo i do despacho normativo referido, determino o seguinte:

1 - O n.º 4 do anexo i do despacho 1/2000/A (2.ª série), do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, de 4 de Fevereiro, é alterado passando a ter a seguinte redacção:

«4 - Apresentação comercial:

4.1 - A Carne dos Açores IGP pode apresentar-se comercialmente nas seguintes formas:

a) Meias carcaças ou quartos de carcaças, refrigeradas, devidamente identificadas com a marca de certificação;

b) Peças acondicionadas em saco próprio com a menção 'Carne dos Açores IGP', refrigeradas ou congeladas pelo processo de congelação rápida, identificadas com a marca de certificação;

c) Peças, partes de peças ou fatiados, acondicionados em embalagens apropriadas, em atmosfera controlada ou vácuo, refrigerados ou congelados pelo processo de congelação rápida, exibindo a menção 'Carne dos Açores IGP' e a respectiva marca de certificação.

d) Preparados: entende-se como tal os produtos obtidos a partir de peças diversas de Carne dos Açores IGP; picados, moldados, enrolados, em cubos, em tiras ou outras formas, os quais se apresentam acondicionados em cuvetes, ou outro material apropriado, em atmosfera controlada, vácuo ou congelados pelo processo de congelação rápida, em que a Carne dos Açores IGP represente no mínimo 95 % do peso do produto final. Nos preparados em que se utilizam como ingredientes produtos vegetais, designadamente cebola, alho francês ou cenoura, admite-se que a Carne dos Açores IGP represente, no mínimo, 60 % do peso do produto final. Quando estes preparados não são extremes, os restantes ingredientes têm de ser especificamente mencionados na rotulagem, nos termos da legislação em vigor, bem como o teor em peso de Carne dos Açores IGP. Na rotulagem dos preparados consta sempre a menção 'Carne dos Açores IGP', bem como a marca de certificação aposta sob responsabilidade da entidade certificadora.

É admissível o uso de carne obtida a partir de animais com mais de 30 meses desde que respeitadas todas as restantes regras descritas no presente caderno de especificações;

e) Pré-cozinhados, entende-se como tal os alimentos pré-confeccionados em que a matéria-prima carne é exclusivamente Carne dos Açores IGP, sendo as embalagens devidamente rotuladas com a aposição da marca de certificação e a menção 'Carne dos Açores IGP'.

Para além da rotulagem, as carcaças, quartos, peças, partes de peças e fatiados são sempre acompanhadas, no transporte e na comercialização, de certificado de origem, onde consta a indicação do produtor, identificação do animal ou lote, identificação do matadouro, identificação da sala de desmancha e identificação da sala de transformação.

4.2 - As operações de abate, desmancha, acondicionamento, e elaboração dos transformados/preparados só podem ser efectuadas em unidades devidamente licenciadas e localizadas dentro da área geográfica de produção definida no caderno de especificações (Região Autónoma dos Açores).» 4 de Junho de 2008. - O Secretário Regional da Agricultura e Florestas,

Noé Venceslau Pereira Rodrigues.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2008/07/31/plain-237146.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/237146.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda