A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução da Assembleia Legislativa Regional 23/99/M, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Resolve proceder à revogação da Resolução n.º 6/99/M, de 5 de Março, dando desse facto conhecimento ao Tribunal Constitucional

Texto do documento

Resolução da Assembleia Legislativa Regional n.º 23/99/M

Revoga a Resolução 6/99/M, de 5 de Março

A Assembleia Legislativa Regional da Madeira aprovou em 10 de Fevereiro de 1999 uma resolução mediante a qual solicitou ao Tribunal Constitucional que se pronunciasse sobre a constitucionalidade da Lei 42/98, de 6 de Agosto.

A referida deliberação baseou-se no facto de a Assembleia da República, no processo de formação da mencionada lei, ter violado, de forma clara, os preceitos constitucionais e legais que impõem e asseguram a prévia e obrigatória audição deste órgão de governo próprio da Região.

O incumprimento da obrigação constitucional de audição prévia foi, aliás, também constatado pelo Sr. Presidente da República aquando do acto de promulgação do diploma, dando mesmo origem a que, na ocasião, recorresse, pela primeira vez, à nóvel figura constitucional da mensagem fundamentada dirigida a uma assembleia legislativa regional, e nela manifestasse compreensão pela pertinência das razões, então, invocadas por este Parlamento.

Apesar de manter a sua posição de princípio de que os direitos de audição da Região não foram observados no decurso do referido processo legislativo, entende, no entanto, esta Assembleia que a eventual declaração de inconstitucionalidade da Lei 42/98, de 6 de Agosto, pelo Tribunal Constitucional sempre acarretaria prejuízos para a actividade autárquica.

Muito embora o novo regime financeiro das autarquias locais se afigure como injusto, não contemplando, designadamente, as condições específicas da insularidade e da ultraperiferia das autarquias da Região e não dando cumprimento às promessas do Governo da República de que duplicaria, em quatro anos, os fundos transferidos para as autarquias locais.

Nesta conformidade, a Assembleia Legislativa Regional da Madeira, considerando haver uma superveniência política que determina o desinteresse processual pelas razões que tinham determinado a anterior deliberação do Plenário, resolve, ao abrigo das disposições estatutárias e regimentais, proceder à revogação da Resolução 6/99/M, de 5 de Março, dando desse facto conhecimento ao Tribunal Constitucional.

Aprovada em sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional da Madeira em 16 de Novembro de 1999.

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional, José Miguel Jardim d'Olival Mendonça.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2369171.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-08-06 - Lei 42/98 - Assembleia da República

    Lei das finanças locais. Estabelece o regime financeiro dos municípios e das freguesias, organismos com património e finanças próprio, cuja gestão compete aos respectivos orgãos.

  • Não tem documento Diploma não vigente 1999-03-05 - RESOLUÇÃO 6/99/M - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL - MADEIRA (Utilizar a partir de 12 de Agosto de 1989)

    A Assembleia Regional da Madeira solicita ao Tribunal Constitucional que se pronuncie sobre a constitucionalidade da Lei nº 42/98, de 6 de Agosto (Lei das Finanças Locais) por considerar terem sido violados o artigo 229º da Constituição e a Lei 40/96 de 31 de Agosto.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda