Edital 961/2005 (2.ª série). - A directora da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto faz saber, nos termos dos artigos 7.º, n.º 1, 15.º, 16.º, n.º 1, 17.º, 20.º e 21.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, que:
1 - Precedendo aprovação em conselho científico, está aberto, pelo prazo de 30 dias consecutivos, concurso documental para provimento de uma vaga de professor-adjunto do mapa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, aprovado pelo despacho 11 416/2000 (2.ª série), de 29 de Dezembro de 1999, do Secretário de Estado dos Recursos Humanos e da Modernização da Saúde, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 128, de 2 de Junho de 2000, para a área científica de Epidemiologia e Metodologia da Investigação, a que poderão concorrer os candidatos que se encontrem nas condições descritas no artigo 17.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho.
2 - O presente concurso tem por base o despacho 26 876/2002 (2.ª série), de 29 de Novembro, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 294, de 20 de Dezembro de 2002, que atribui a esta Escola Superior 120 ETI padrão, sendo válido apenas para o preenchimento desta vaga, esgotando-se com esse preenchimento.
3 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, a Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove activamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação.
4 - Formalização das candidaturas:
4.1 - Do requerimento de admissão ao concurso, dirigido à directora da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, deverão constar os seguintes elementos: nome completo, naturalidade, filiação, data e local de nascimento, residência actual, número de telefone, estado civil, número e data do bilhete de identidade e serviço de identificação que o emitiu, grau académico e respectiva classificação final, categoria profissional e cargo que actualmente ocupa.
4.2 - O requerimento de admissão ao concurso deverá ser acompanhado de:
a) Certidões de atribuição de graus académicos e respectiva classificação;
b) Certidão de nascimento;
c) Fotocópia do bilhete de identidade;
d) Documento que comprove estar o candidato nas condições legais a que se refere o n.º 1 deste edital;
e) Certificado do registo criminal;
f) Atestado médico comprovativo da robustez física e do perfil psíquico para o exercício da função;
g) Documento comprovativo de terem satisfeito a Lei do Serviço Militar ou o serviço cívico, se for caso disso;
h) Seis exemplares do curriculum vitae e um exemplar de cada um dos trabalhos de natureza científico-pedagógica mencionados no currículo;
i) Quaisquer outros elementos que os candidatos considerem relevantes para a sua apreciação;
j) Lista completa da documentação apresentada.
4.3 - Na análise do currículo só serão considerados os trabalhos de que seja enviada cópia no processo de candidatura, ficando as mesmas a pertencer à Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto, uma vez encerrado o concurso.
4.4 - Os cursos, seminários e outras acções de formação, bem como as funções inerentes às actividades profissionais dos candidatos, deverão ser devidamente comprovados.
4.5 - É dispensada a apresentação dos documentos referidos nas alíneas b), e), f) e g) aos candidatos que declarem, no respectivo requerimento, em alíneas separadas e sob compromisso de honra, a situação precisa em que se encontram relativamente a cada uma daquelas alíneas.
4.6 - Os candidatos que sejam docentes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto ficam dispensados de apresentar a documentação comprovativa, em relação às alíneas a), b), c), e), f) e g), desde que a mesma conste já do seu processo individual.
5 - Constituem critérios de selecção e ordenação dos candidatos:
5.1 - A avaliação curricular com ênfase em:
a) Formação académica adequada à área para que é aberto concurso ou em áreas afins, nomeadamente licenciaturas, pós-graduações, mestrados ou doutoramentos;
b) Experiência profissional, incluindo a docência, principalmente na área em que é aberto o concurso ou em áreas afins, nomeadamente no âmbito de disciplinas de Biomatemática e Bioestatística;
c) Trabalhos publicados e ou apresentados, principalmente na área para que é aberto o concurso ou em áreas afins;
d) Adequação do currículo profissional para se integrar nos projectos de intervenção e investigação a desenvolver pela Escola, bem como nas necessidades da área de ensino a que se destina o concurso, nomeadamente em consultoria estatística no âmbito das Ciências da Saúde;
e) Experiência de gestão no âmbito do ensino superior politécnico, nomeadamente em órgãos de gestão científico-pedagógica;
f) Outra experiência profissional relevante.
6 - Das decisões finais proferidas pelo júri não cabe recurso, excepto quando arguidas de vício de forma.
7 - A nomeação do candidato que fique seleccionado em primeiro lugar fica dependente da confirmação de cabimento orçamental a obter junto da competente delegação da Direcção-Geral do Orçamento.
8 - O júri do concurso terá a seguinte composição:
Rui Pimenta, professor-coordenador da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto.
Isabel Araújo, professora-adjunta da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Cristina Correia Teles Garcia de Oliveira, professora-adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto.
9 - A apresentação das candidaturas pode ser feita directamente nos serviços da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto ou enviadas, por correio registado, para o seguinte endereço:
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto;
Concurso: professor-adjunto das disciplinas de Biomatemática e Bioestatística;
Rua de João de Oliveira Ramos, 87, 4000-294 Porto.
6 de Dezembro de 2005. - A Directora, Cristina Prudêncio.