Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1467/2005, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1467/2005. - Em Novembro de 2005, a Doutora Fátima Cristina Bacellar Figueira cessou as funções de investigadora que desempenhava desde 1989 no Centro de Estudos de Vectores e Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Com uma vida profissional dedicada à investigação, soube adaptar-se às mudanças que se lhe foram deparando, tirando partido da sua formação pluridisciplinar e pondo-a ao serviço da instituição.

No CEVDI, então Centro de Estudos de Zoonoses, foi responsável pela criação da área de investigação em rickettsiales. No início, trabalhando praticamente sozinha, concentrou a sua actividade no estudo das bactérias do género Rickettsias, especialmente as implicadas na etiologia da febre escaro nodular.

Ao longo dos anos, fruto da sua capacidade técnica e científica, aliadas a uma personalidade aberta, dialogante e solidária, conseguiu reunir um grupo de trabalho sólido e de reconhecido mérito. Este facto permitiu alargar a sua investigação a outros agentes etiológicos como a Ehrlichia/Anaplasma e Bartonella, que é actualmente considerado internacionalmente como uma referência para o estudo das Rickettsiales.

O seu espírito de liderança, a par da sua enorme disponibilidade para apoiar todos os que, estando no início das suas carreiras, a ela recorriam como orientadora, assegurou o estabelecimento de um fluxo de transferência de conhecimento entre vários laboratórios europeus e americanos, tendo auxiliado a formação de grupos de investigação sobre este tema em países como a Espanha e o Brasil.

Com numerosas publicações de artigos científicos, foi construíndo a história actual das rickettsiales. A sua contribuição foi reconhecida pela integração em grupos internacionais e pelos prémios que lhe foram sendo atribuídos ao longo do seu percurso científico.

A sua boa disposição, a força que nunca perdeu em momento algum, a solidariedade e a dávida estiveram sempre presentes e foram essenciais para criar o que é hoje o CEVDI.

Nesta data, em que se comemora o Dia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, cabe manifestar público apreço pela forma exemplar como sempre exerceu e viveu a investigação e testemunhar, por esse facto e por todos os que acima se elencaram, o meu reconhecimento.

Julgo assim ser da mais elementar justiça expressar público louvor à investigadora do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge Doutora Fátima Cristina Bacellar Figueira e desejar-lhe os maiores êxitos nesta fase da sua vida que agora se inicia.

21 de Novembro de 2005. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2360370.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda