Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1466/2005, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 1466/2005. - Em 2 de Agosto do presente ano, a investigadora-coordenadora Doutora Maria Guida Andrade de França Gouveia Boavida cessou as funções de direcção no Centro de Genética Humana (CGH) do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), funções que exerceu ininterruptamente desde a criação daquela unidade (então como Laboratório de Genética Humana) em 1974.

Neste virar de uma extensa página da sua vida profissional, cumpre dar público testemunho do apreço da sua instituição pela forma exemplar, competente e dedicada que devotou à implantação e desenvolvimento de uma nova área de intervenção no INSA (a genética humana), que viria a revelar-se da maior importância não só científica mas também na prestação de cuidados de saúde.

De facto, como recém-doutorada em Genética (pela Universidade de Leed, em 1973) e apoiada num núcleo extremamente reduzido de técnicos, organizou inicialmente um pequeno laboratório de citogenética onde se realizaram os primeiros cariotipos fetais em Portugal, com vista ao diagnóstico pré-natal de doenças cromossómicas. Posteriormente, soube atrair novos elementos para o seu grupo, o que permitiu a progressiva diversificação das actividades do CGH, primeiro na biologia molecular das doenças mendelianas, posteriormente a toxicologia genética e, mais recentemente, a oncobiologia. Em todas estas áreas, o CGH tem dado contribuições técnico-científicas pioneiras.

As suas excelentes qualidades pessoais e de liderança, a par de uma intransigente defesa do rigor e da qualidade científica e técnica dos resultados obtidos e publicados, muito contribuíram para fazer do CGH uma unidade de referência no panorama da genética humana e médica em Portugal, inclusive como local idóneo e abundantemente requisitado de estágio para numerosos estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento.

Em paralelo, e desde o início, nunca descurou o esforço de internacionalização do que resultou um grande número de bem sucedidos projectos de cooperação com grupos de investigação de outros países da Europa e da América. Apesar das actividades de carácter técnico, organizativo e administrativo a terem ocupado sobremaneira durante largos períodos, esta ainda encontrou disponibilidade para ser co-autora de grande número de trabalhos científicos publicados em revistas internacionais com avaliação por pares, muitas delas de elevado factor de impacte. Salientam-se as suas contribuições nas áreas da genética do cancro, mutagénese ambiental e doenças cromossómicas.

Por tudo quanto fica dito nesta data, em que se comemora o Dia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, julgo ser da mais elementar justiça expressar público louvor à investigadora-coordenadora deste Instituto Doutora Maria Guida Andrade de França Gouveia Boavida pelos serviços prestados a este Instituto e à comunidade científica e desejar-lhe os maiores êxitos tanto no plano pessoal como profissional.

21 de Novembro de 2005. - O Ministro da Saúde, António Fernando Correia de Campos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2360369.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda