A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 538/72, de 18 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Estabelece regras para boa execução da Portaria 632/71, de 19 de Novembro, que aprova as novas tabelas de taxas para cálculo das reservas matemáticas das pensões de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Texto do documento

Portaria 538/72

de 18 de Setembro

Reconhecendo-se que podem suscitar-se dúvidas quanto à aplicação da regra que se contém na observação c) à Portaria 632/71, de 19 de Novembro;

Considerando que idêntico problema surge em todos os casos em que a pensão ou parte dela é diferida, designadamente nos casos expressamente previstos na lei, e não apenas nos da mencionada observação c) da Portaria 632/71:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Finanças, nos termos do artigo 1.º, § único, do Decreto-Lei 26095, de 23 de Novembro de 1935, estabelecer as seguintes regras para boa execução da Portaria 632/71, de 19 de Novembro:

1.º Serão calculadas de harmonia com a observação c) à referida portaria as reservas matemáticas das pensões de acidentes de trabalho e doenças profissionais, não só nos casos em que o tribunal do trabalho suspenda a pensão, mas também naqueles em que, por alteração da pensão a partir de certa idade, seja diferida no tempo a parte acrescida;

2.º A Inspecção-Geral de Crédito e Seguros prestará a sua colaboração aos tribunais do trabalho para o cálculo das reservas matemáticas das pensões de acidentes de trabalho e doenças profissionais, sempre que os referidos tribunais ou os respectivos agentes do Ministério Público o solicitem, enviando à Inspecção-Geral, para esse efeito, os elementos necessários (sexo, idade e grau de parentesco dos pensionistas em relação ao sinistrado, montantes das pensões, com indicação de serem vitalícias ou temporárias, até que idade, neste último caso, e o prazo de diferimento).

Ministério das Finanças, 6 de Setembro de 1972. - Pelo Ministro das Finanças, José Luís Sapateiro, Secretário de Estado do Tesouro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/09/18/plain-235802.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/235802.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1935-11-23 - Decreto-Lei 26095 - Ministério das Finanças - Inspecção de Seguros

    Regula o cálculo das reservas matemáticas das pensões devidas por acidentes de trabalho a cargo das sociedades de seguros.

  • Tem documento Em vigor 1971-11-19 - Portaria 632/71 - Ministério das Finanças - Inspecção de Seguros

    Aprova as novas tabelas de taxas para o cálculo das reservas matemáticas das pensões de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda