Despacho 21 795/2005 (2.ª série). - Cessando funções como Presidente do Tribunal de Contas, dou público testemunho e louvor da forma e do conteúdo como a Dr.ª Helena Maria de Vasconcelos Abreu Lopes desempenhou o cargo de subdirectora-geral do Tribunal de Contas ao longo dos meus mandatos (cerca de 10 anos).
Encarregada, por delegação do director-geral, da gestão de recursos humanos, revelou a maior competência e critério em todas as suas decisões.
Merece especial destaque a sua acção na estruturação e execução dos programas anuais de formação permanente, o que muito valorizou a qualificação indispensável dos auditores, técnicos e demais pessoal do serviço de apoio ao Tribunal.
A gestão dos Serviços de Apoio ao Tribunal da 1.ª Secção (fiscalização prévia) foi sempre exemplar quer na escolha das chefias quer dos auditores e demais pessoal a ela afectos, granjeando o mais cordial relacionamento com os conselheiros da mesma Secção.
De igual modo imprimiu a maior e mais qualificada participação nos grupos de trabalho das organizações internacionais das instituições de controlo externo de que fez parte.
Por tudo isto, contribuiu decisivamente para o prestígio e bom nome do Tribunal de Contas, bem como para o adequado cumprimento da sua missão constitucional.
4 de Outubro de 2005. - O Presidente, Alfredo José de Sousa.