Despacho 17 771/2005 (2.ª série). - Sob proposta da comissão coordenadora do mestrado em Matemática, criado na sequência de deliberação do senado universitário da Universidade de Aveiro, publicado através do despacho 9693/99 no Diário da República, 2.ª série, n.º 113, de 15 de Maio de 1999, sendo o respectivo regulamento publicado através do despacho 10 102/99 no Diário da República, 2.ª série, n.º 118, de 21 de Maio de 1999, alterado pelo despacho 4499/2002, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 50, de 28 de Fevereiro de 2002, determina-se o seguinte:
Mestrado em Matemática - 2.ª fase
1 - Vagas:
1.1 - Número de vagas para a 2.ª fase de candidaturas para o ano lectivo de 2005-2006 - 20;
1.2 - Número mínimo de matrículas necessárias ao funcionamento do mestrado - 10.
2 - Distribuição de vagas - as vagas serão distribuídas pelas especializações em Álgebra em Computação, Análise Aplicada, Análise e Geometria, Ensino de Matemática, Estatística e Aplicações, Modelação e Visualização Gráfica, Optimização e Investigação Operacional e em Sistemas e Controlo.
3 - Habilitações de acesso:
3.1 - São admitidos à candidatura à matrícula no mestrado em Matemática os licenciados em Matemática, ou curso superior equivalente, com a classificação mínima de 14 valores.
3.2 - Excepcionalmente, em casos devidamente justificados, a comissão coordenadora do mestrado em Matemática poderá propor a admissão da candidatura à inscrição de candidatos licenciados em Matemática, ou curso superior equivalente, com classificação inferior a 14 valores, cujo currículo, no entanto, demonstre uma adequada preparação científica de base.
3.3 - A comissão coordenadora do mestrado em Matemática, após audição da comissão científica do Departamento de Matemática, poderá propor o cancelamento das vagas abertas para uma dada área de especialização para a qual se tenha verificado que os candidatos existentes ou não são em número suficiente ou não possuem condições curriculares consideradas mínimas para a sua frequência.
4 - Critérios de selecção - os candidatos à matrícula no mestrado em Matemática serão seriados pelo conselho científico da Universidade de Aveiro, sob proposta da comissão coordenadora, previamente ratificada pela comissão científica do Departamento de Matemática, tendo em consideração os seguintes critérios:
1) Currículo académico;
2) Currículo científico e profissional.
Quando tal se revele aconselhável, para uma melhor caracterização do perfil do candidato e seus objectivos, poderá este ser convidado para uma entrevista.
5 - Período de candidaturas:
2.ª fase - até 6 de Setembro de 2005, inclusive.
5.1 - Formalização de candidaturas - a candidatura deverá ser efectuada via Internet através do seguinte endereço: https://paco.ua.pt. Este método privilegiado de candidatura visa poupar-lhe tempo e aumentar a eficácia dos serviços, assim se beneficiando, directa e indirectamente, todos os interessados. Espera-se, pois, a sua melhor colaboração.
A candidatura poderá, excepcionalmente, ser entregue pessoalmente na Secção de Graus e Títulos, Serviços Académicos da Universidade de Aveiro, Edifício Central da Reitoria, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro.
Entende-se por excepcionalmente os casos em que os candidatos não tenham acesso à Internet, sendo que os Serviços Académicos disponibilizam computadores para esse efeito.
5.2 - A candidatura apenas ficará completa após o envio, sob pena de exclusão, da seguinte documentação:
5.2.1 - Fotocópia do bilhete de identidade;
5.2.2 - Fotocópia do certificado de habilitações;
5.2.3 - Fotocópia da ficha histórico-notas;
5.2.4 - Documento comprovativo da situação profissional;
5.2.5 - Lista completa da documentação apresentada.
6 - Período de selecção dos candidatos:
2.ª fase - até 16 de Setembro de 2005, podendo a respectiva lista ser consultada em https://paco.ua.pt.
7 - Período de matrícula e inscrição - aquele que vier a ser fixado pelos Serviços Académicos aquando da admissão ao curso.
8 - Calendário escolar - o definido pela Universidade de Aveiro para o ano lectivo de 2005-2006 para os cursos de pós-graduação.
9 - Horário de funcionamento - as aulas serão leccionadas às quintas-feiras de tarde e às sextas-feiras.
10 - Plano de estudos:
10.1 - O curso está organizado em duas fases - a primeira é dedicada à frequência do curso de especialização, com a duração de dois semestres, em que os alunos deverão obter um mínimo de 18 unidades de crédito e a segunda, igualmente de dois semestres, será dedicada à realização de um trabalho individual efectuado sob orientação e que deverá conduzir à elaboração de uma dissertação que será submetida a discussão e defendida publicamente.
10.2 - Nesta edição do curso são oferecidos os perfis de especialização em Álgebra em Computação, Análise Aplicada, Análise e Geometria, Ensino de Matemática, Estatística e Aplicações, Modelação e Visualização Gráfica, Optimização e Investigação Operacional e em Sistemas e Controlo.
10.3 - As disciplinas de cada perfil de especialização podem ser consultadas em: http://www.mat.ua.pt/ensino/mestrados/Mestrado2005-2006/.
15 de Julho de 2005. - A Vice-Reitora, Isabel P. Martins.