Louvor 1317/2005. - Louvo o major de cavalaria, NIM 10978985, Paulo de Jesus Pereira Zagalo, pela forma competente, empenhada, extremamente dedicada e muito eficiente como, ao longo de cerca de três anos, tem vindo a desempenhar funções na Repartição de Pessoal da Divisão de Recursos.
Metódico e desembaraçado, com grande espírito de iniciativa e excepcional capacidade de organização, merece destaque a permanente apresentação de propostas ajustadas, coerentes e fundamentadas, bem como a elaboração de diversos estudos e planos relacionados com a área do pessoal, de que revela o notável trabalho produzido na elaboração da nova versão do PEMGFA/PES400 (normas de administração de pessoal no estrangeiro). É igualmente de destacar a sua prestimosa participação, ao longo de ano e meio e em acumulação com as tarefas diárias, no grupo de trabalho para o levantamento de um quartel-general de operações especiais conjunto e combinado e o tratamento informático de dados essenciais da Divisão, fruto dos vastos conhecimentos que possui nesta área.
Oficial responsável pela gestão de mais de centena e meia de cargos correspondentes a missões no exterior do território nacional com destaque para o planeamento e execução dos processos conducentes às indigitações, elaboração de notas de nomeação, coordenação de estágios no EMGFA e definição de datas de embarque, pautou a sua conduta por invulgar integridade de carácter, extraordinário bom senso e postura ética exemplar, a que alia elevada competência técnico-profissional e superior espírito de colaboração. Ainda que confrontado com a realidade decorrente de dificuldades orçamentais geradoras de natural preocupação e instabilidade, privilegiou o diálogo e o esclarecimento, constituindo-se elemento fundamental da cadeia de comando em que se insere.
Terminando a sua comissão de serviço no EMGFA em virtude de nomeação, por escolha, para o desempenho de funções de chefe de secção na Repartição de Operações da EUROFOR, que em breve iniciará, é de inteira justiça enaltecer as qualidades humanas, profissionais e militares do major Pereira Zagalo, reconhecendo publicamente que os serviços por si prestados que prestigiam o EMGFA e a instituição militar e que devem ser considerados extraordinários, relevantes e distintos.
30 de Junho de 2005. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, José Manuel Garcia Mendes Cabeçadas, almirante.