Edital 711/2005 (2.ª série). - O Prof. Doutor João Pedro de Barros, presidente do Instituto Politécnico de Viseu, faz saber que:
1 - Pelo prazo de 30 dias úteis a contar da publicação do presente edital se encontra aberto concurso documental, nos termos e ao abrigo dos artigos 5.º, 15.º e 17.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, para recrutamento de um professor-adjunto da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico do quadro de pessoal da Escola Superior de Educação, aprovado pela Portaria 363/96, de 19 de Agosto, para a área científica de Arte e Expressões Criativas, na especialidade de Expressão Plástica, para a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
2 - Ao referido concurso serão admitidos candidatos habilitados com formação adequada na disciplina de Expressão Plástica, nos termos do artigo 5.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho, e se encontrem nas condições previstas no artigo 17.º do Decreto-Lei 185/81, de 1 de Julho.
3 - Os candidatos deverão instruir os seus requerimentos com os seguintes documentos:
a) Certidão de nascimento;
b) Bilhete de identidade;
c) Certificado do registo criminal;
d) Documento comprovativo da posse de robustez física e do perfil psíquico indispensáveis ao exercício da função e de ter cumprido as leis de vacinação obrigatória;
e) Documento comprovativo de terem sido cumpridas as leis de recrutamento militar, se for o caso;
f) Cópia do diploma ou certidão de atribuição de grau académico;
g) Documento comprovativo de satisfazerem uma das condições referidas no artigo 17.º do estatuto da carreira do pessoal docente do ensino superior politécnico;
h) Três exemplares do curriculum vitae detalhado e outros documentos que facilitem a formação de um juízo sobre as aptidões dos candidatos para o exercício do cargo a concurso.
4 - É dispensada a apresentação dos documentos referidos nas alíneas a), c), d) e e) do n.º 3 aos candidatos que declararem nos respectivos requerimentos, em alíneas separadas e sob compromisso de honra, a situação em que se encontram relativamente ao conteúdo de cada uma das alíneas.
5 - Dos requerimentos, em papel branco, de formato A4, dirigidos ao presidente do Instituto Politécnico de Viseu, deverão constar ainda os seguintes elementos:
Nome completo, filiação, data e local de nascimento, estado civil, residência actual, grau académico e respectiva classificação, categoria profissional e cargo que actualmente ocupa.
6 - Na ponderação e análise do currículo só serão considerados os trabalhos de que sejam enviadas cópias.
7 - As cópias dos trabalhos recebidos ficarão a pertencer à Biblioteca da Escola Superior de Educação de Viseu, quando encerrado o concurso.
8 - Os critérios de ordenação terão em conta o mérito científico, a capacidade e a experiência pedagógica e profissional dos candidatos, a respectiva relevância para a área a que concorrem, bem como o resultado da entrevista profissional, onde se apreciarão as suas motivações e a adequação dos seus perfis profissionais aos objectivos e necessidades da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu.
8.1 - Constituirão condições preferenciais:
a) O desenvolvimento de investigação em Expressão Plástica, no domínio da Arte Digital;
b) Possuir experiência docente no ensino superior.
9 - O incumprimento do estipulado no presente edital implica a eliminação do candidato.
10 - As candidaturas deverão ser entregues pessoalmente, contra reembolso, ou remetidas pelo correio, registadas com aviso de recepção, para o Instituto Politécnico de Viseu, Avenida do Coronel José Maria Vale de Andrade, Campus Politécnico, 3504-510 Viseu.
Júri do concurso:
Presidente - Mestre Jorge Manuel Fraga de Mendonça, professor-adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu.
Vogais efectivos:
Mestre Dulce Ricardina Mendes de Barros, professora-adjunta da Escola Superior de Educação de Viseu.
Mestre Luís Filipe Ferreira da Bandeira Calheiros, professor-adjunto da Escola Superior de Educação de Viseu.
Vogal suplente - Mestre Francisco Rúbio, professor-adjunto da Escola Superior de Educação de Coimbra.
12 de Julho de 2005. - O Presidente, João Pedro de Barros.