1 - Nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 5 do artigo 5.º e no n.º 1 do artigo 12.º do Decreto-Lei 188/2003, de 20 de Agosto, nomeio, em comissão de serviço, para o exercício das funções de directora clínica do conselho de administração do Hospital do Visconde de Salreu, Estarreja, a licenciada Maria Cândida Sousa Miranda, cujo perfil e aptidão para o desempenho do cargo são evidenciados na sinopse curricular que se anexa ao presente despacho, dele fazendo parte integrante.
2 - O presente despacho produz efeitos a partir de 7 de Abril de 2008.
9 de Abril de 2008. - A Ministra da Saúde, Ana Maria Teodoro Jorge.
Sinopse Curricular
Maria Cândida Sousa Miranda, casada, nasceu em 30 de Julho de 1952, em Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.Em 1975 concluiu a licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Fez a sua inscrição na Ordem dos Médicos em 1976, tendo-lhe sido atribuída a cédula profissional n.º 15691.
Iniciou o internato policlínico básico nos Hospitais Civis de Lisboa em 1975, tendo posteriormente pedido transferência hospitalar para a zona centro.
Ingressou no internato complementar de anestesiologia em 1981, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), tendo-o concluído em 1985 com a classificação de 18 valores.
Exerceu funções de assistente hospitalar eventual de anestesiologia nos HUC de 1985 a 1988.
Durante este período esteve destacada durante um ano, por períodos de uma semana/mês, no Hospital Distrital de Castelo Branco.
Fez concurso de provimento para vagas de assistente hospitalar de anestesiologia em 1987.
Foi colocada, por urgente conveniência de serviço, no Hospital de Nossa Senhora da Ajuda - Espinho, em 2 de Maio de 1988.
Obteve o grau de consultor da carreira médica hospitalar em 1994, tendo tomado posse como assistente hospitalar graduada em 1995.
Exerceu funções de responsável do serviço de anestesia do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda - Espinho, até 1991.
De Dezembro de 1992 a Junho de 1993, exerceu funções no Hospital Distrital de Estarreja, conforme protocolo entre os dois hospitais.
Adquiriu o título de especialista pela Ordem dos Médicos na área de anestesiologia em 25 de Novembro de 1993.
Em 1996 retomou a responsabilidade do serviço de anestesia do Hospital Nossa Senhora da Ajuda -Espinho e foi também nomeada responsável pelo bloco operatório, tendo mantido o exercício destas funções até Novembro de 2005.
Nomeada adjunta do director clínico para a área do bloco operatório em 1996, exerceu até 2003.
Efectuou concurso de provimento para uma vaga de chefe de serviço de anestesiologia, no mesmo hospital, em 19 de Março de 1999, tendo obtido a classificação de 18,4 valores.
Participou em júris de concursos da especialidade e é membro da SPA e do CAR.
Participou em múltiplos cursos e reuniões científicas e fez parte da comissão científica das 1as. Jornadas Multidisciplinares do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda - Espinho, realizadas em 1997, tendo participado na sua organização.
Nomeada, por despacho de Sua Ex.ª o Ministro da Saúde, para exercer funções de Directora Clínica no Conselho de Administração do Hospital de Nossa Senhora da Ajuda - Espinho em 25 de Outubro de 2005, ocupou esse lugar até Março de 2007.
Na decorrência da integração daquele hospital no Centro Hospitalar V.N. de Gaia/Espinho, EPE, continuou a exercer funções de chefe de serviço de anestesiologia, agora pertencendo ao quadro clínico deste centro hospitalar.
Ocupou o cargo de assessora do Director Clínico, para a unidade de Espinho, de Março a Outubro de 2007.
Foi nomeada, pelo director do serviço de anestesiologia do Centro Hospitalar V.N. de Gaia/Espinho, EPE, responsável pela área de anestesia na unidade de Espinho, funções que exerce actualmente.