Deliberação 648/2005. - Sob proposta do conselho científico da Faculdade de Ciências desta Universidade e pela deliberação 39/2005, da comissão científica do senado, de 21 de Março de 2005, é aprovado o seguinte:
1.º
Criação
É criado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa o curso pós-graduado de actualização em Métodos Estatísticos Avançados em Biologia e Ciências da Saúde, doravante designado apenas por curso.
2.º
Organização do curso
1 - O curso organiza-se pelo sistema de unidades de crédito e pelo regime de ECTS para efeitos de mobilidade estudantil.
2 - As disciplinas que integram o plano de estudos resultam de uma selecção adequada das que constituem o plano de estudos do curso pós-graduado de especialização em Estatística Aplicada à Biologia e Ciências da Saúde.
3.º
Objectivos
O curso visa promover a actualização de conhecimentos em algumas áreas avançadas da estatística, nomeadamente aquelas que se prendem com a modelação e interpretação quer de dados biológicos quer de dados provenientes de estudos de interesse em Ciências da Saúde.
4.º
Regulamento
A) Condições de matrícula e inscrição
Os candidatos à frequência do curso que tenham sido seleccionados deverão formalizar a matrícula e a inscrição no prazo a fixar anualmente pelo conselho directivo.
B) Processo de fixação do número de vagas
A matrícula e a inscrição no curso estão sujeitas a limitações quantitativas, a fixar anualmente por despacho do conselho científico da Faculdade de Ciências, sob proposta do conselho científico do Departamento de Estatística e Investigação Operacional.
C) Habilitação de acesso
1 - São admitidos como candidatos à matrícula no curso os titulares de uma licenciatura ou de habilitação reconhecida para prosseguimento de estudos nas áreas da Estatística, Matemática, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Química, Bioquímica, Veterinária ou quaisquer outras áreas afins.
2 - Os candidatos devem possuir conhecimentos elementares de probabilidades e estatística.
D) Prazos em que decorrem as candidaturas
Os prazos de candidatura são fixados, em cada ano, pelo conselho científico, sob proposta do Departamento de Estatística e Investigação Operacional.
E) Critérios de selecção dos candidatos
1 - A selecção dos candidatos à frequência do curso será feita por membros do conselho científico do Departamento de Estatística e Investigação Operacional designados para o efeito, mediante apreciação curricular.
2 - Os candidatos devem juntar ao boletim de candidatura os seguintes documentos:
a) Curriculum vitae;
b) Certidão de licenciatura ou grau académico equivalente.
F) Plano de estudos
1 - O plano de estudos é o que consta do anexo a este regulamento.
2 - O plano de estudos é fixado anualmente pelo conselho científico.
G) Certificação
A frequência com aproveitamento do curso é atestada por uma certidão emitida pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
H) Propinas
O pagamento das propinas devidas pela inscrição no curso será feito de acordo com o regulamento de propinas que vigorar, em cada ano lectivo, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
18 de Abril de 2005. - O Vice-Reitor, António Sampaio da Nóvoa.
ANEXO
Curso pós-graduado de actualização em Métodos Estatísticos Avançados em Biologia e Ciências da Saúde
Plano de estudos
(ver documento original)
Notas
1 - O grupo opcional B pode ainda incluir qualquer disciplina do curso pós-graduado de especialização em Probabilidades e Estatística.
2 - Os alunos poderão ainda realizar mais uma ou duas disciplinas do plano de estudos do curso pós-graduado de especialização em Estatística Aplicada à Biologia e Ciências da Saúde, desde que não ultrapasse, ao todo, 30 ECTS.