Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD3593, de 31 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Torna público o texto da Decisão do Comité Misto do Acordo C. E. E. - Portugal n.º 9/73, concluída em Bruxelas em 20 de Agosto de 1973.

Texto do documento

Aviso

1. Por ordem superior se torna público o texto da Decisão do Comité Misto do Acordo C. E. E. - Portugal n.º 9/73, concluída em Bruxelas em 20 de Agosto de 1973.

2. A referida Decisão entrará em vigor em 1 de Novembro de 1973.

Direcção-Geral dos Negócios Económicos, 25 de Outubro de 1973. - O Director-Geral, Tomás de Melo Breyner Andresen.

Decisão do Comité Misto n.º 9/73, que completa e modifica os artigos 24 e 25 do

Protocolo 3 relativo à definição de «produtos originários» e aos métodos de

cooperação administrativa.

O Comité Misto, Visto o Acordo entre a Comunidade Económica Europeia e a República Portuguesa, assinado em Bruxelas em 22 de Julho de 1972;

Visto o Protocolo 3 relativo à definição de «produtos originários» e aos métodos de cooperação administrativa, a seguir designado por Protocolo 3, e nomeadamente o seu artigo 28;

Considerando que a Decisão n.º 6/73 do Comité Misto de 2 de Fevereiro de 1973 trouxe certas modificações ao parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3 no intuito de impedir que se produzam, em detrimento de produtos originários no âmbito do Acordo de 22 de Julho de 1972, certos desvios das fontes de abastecimento que poderiam dar-se até à data da supressão dos direitos aduaneiros entre a Comunidade na sua composição original, e a Irlanda, por um lado, e Portugal, por outro, e que a dita Decisão modifica, por consequência, o texto do artigo 24;

Considerando que se torna necessário, tendo em conta o aparecimento de novos riscos de desvios das fontes de abastecimento, introduzir novas modificações ao parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3:

decide:

ARTIGO 1

O texto do parágrafo 1 do artigo 25 do Protocolo 3 é substituído pelo texto seguinte:

1. Podem beneficiar na importação em Portugal ou na Dinamarca ou no Reino Unido das disposições pautais em vigor em Portugal ou nesses dois países e referidas no parágrafo 1 do artigo 3 do Acordo e no artigo 4 do Protocolo 1:

a) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo e em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo de que tais produtos adquiriram a qualidade de originários e sofreram todo o complemento de transformação unicamente em Portugal ou nos dois países acima mencionados ou nos cinco países referidos no artigo 2 do presente Protocolo;

b) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo, com exclusão dos incluídos nos capítulos 50 a 62, e em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo:

1. De que tais produtos foram obtidos por transformação de mercadorias que, no momento da sua exportação da Comunidade na sua composição original ou da Irlanda, já aí tinham adquirido a qualidade de produtos originários;

2. E de que a mais-valia adquirida em Portugal ou nos dois países acima citados ou nos cinco países referidos no artigo 2 do presente Protocolo representa 50% ou mais do valor desses produtos;

c) Os produtos que obedeçam às condições constantes do presente Protocolo e inscritos na coluna 2 do texto seguinte, em relação aos quais tenha sido emitido um certificado de circulação das mercadorias comprovativo de que tais produtos foram obtidos por transformação de mercadorias inscritas na coluna 1 do texto seguinte, as quais, no momento da sua exportação da Comunidade na sua composição original ou da Irlanda, já aí tinham adquirido a qualidade de produtos originários.

(ver documento original) As disposições do presente parágrafo apenas se aplicam aos produtos que, de harmonia com as disposições do presente Acordo e dos Protocolos anexos, beneficiarão da eliminação dos direitos aduaneiros no fim do período de desmobilização previsto para cada produto.

As referidas disposições deixam de se aplicar quando expirar o período de desmobilização previsto para cada produto.

ARTIGO 2

1. O texto do parágrafo 1 do artigo 24 do Protocolo 3 será substituído pelo seguinte:

Os certificados de circulação das mercadorias mencionam eventualmente que os produtos a que dizem respeito adquiriram a qualidade de originários e sofreram qualquer complemento de transformação, nas condições referidas no parágrafo 1 do artigo 25, até à data a partir da qual os direitos aduaneiros aplicáveis a esses produtos sejam eliminados nas relações entre a Comunidade na sua composição original e a Irlanda, por um lado, e Portugal, por outro.

2. A nota 12 - aos artigos 24 e 25 - do Anexo I do Protocolo 3 é eliminada.

ARTIGO 3

A decisão n.º 6/73 do Comité Misto de 9 de Fevereiro de 1973 é substituída pela presente decisão.

Feito em Bruxelas, em 20 de Agosto de 1973. - Pelo Comité Misto, o Presidente, R. De Kergorlay. - Os Secretários: C. von Schumann - A. Correia.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/10/31/plain-230560.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/230560.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda