A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 547/73, de 25 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Cria no concelho do Barreiro a freguesia de Santo André.

Texto do documento

Decreto-Lei 547/73

de 25 de Outubro

Atendendo ao que representou a maioria absoluta dos chefes de família eleitores com residência habitual nos lugares de Quinta da Lomba, Bairro Novo da Telha, Quinta Nova da Telha e Quinta Velha da Telha, pertencentes à freguesia do Lavradio, e nos de Vila Chã e Telha, pertencentes à freguesia de Palhais, ambas do concelho do Barreiro e distrito de Setúbal, no sentido de ser criada a freguesia de Santo André, com sede na povoação de Telha Nova;

Considerando que na área da circunscrição a criar já existem escolas primárias e cemitério e se encontra prevista a instituição da correspondente paróquia eclesiástica;

Considerando que tanto a freguesia a criar como as de origem ficarão a dispor de recursos suficientes para ocorrer aos seus encargos;

Considerando os pareceres favoráveis da Câmara Municipal do Barreiro, da Junta Distrital de Setúbal e do governador civil do mesmo distrito;

Considerando que se verificam as demais condições enumeradas no artigo 9.º do Código Administrativo e se cumpriram as formalidades exigidas pela mesma disposição legal;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criada no concelho do Barreiro a freguesia de Santo André, com sede na povoação de Telha Nova.

Art. 2.º A freguesia de Santo André é classificada de 1.ª ordem.

Art. 3.º Os limites da nova freguesia são definidos por uma linha que, partindo do rio Coina, segue pelo caminho que margina a Caldeira da Verderena e a Quinta da Maceda (Ferreira Filipe) até encontrar a estrada nacional n.º 10-3, continuando, depois, por esta, para norte, em direcção ao cruzamento da Verderena, onde inflecte para nascente, passando a acompanhar a actual estrada de acesso ao Externato de D.

Manuel de Melo (também denominada Rua de Calouste Gulbenkian); a partir daquele Externato, avança pela Azinhaga do Cabeço do Estacal até alcançar os limites do concelho do Barreiro, progredindo, então, por estes últimos, em direcção a Vale do Trabuco, onde abandona os mesmos limites para meter pela azinhaga que vai entroncar na estrada municipal n.º 510, entre Telha e Santo António da Charneca, após haver contornado, pelo sul, o reservatório elevado de abastecimento de água localizado junto de Vila Chã e do bairro da Surcotul; atingido o mencionado entroncamento, prossegue pela estrada municipal que liga Vila Chã a Palhais, dita do Dr. Pacheco, até encontrar o aqueduto da Vala da Graciosa, dirigindo-se, em seguida, pelo respectivo eixo, para o rio Coina, onde termina a descrição.

Art. 4.º - 1. A eleição da Junta de Freguesia de Santo André realizar-se-á no dia que for designado pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro e serão eleitores os chefes de família da respectiva área inscritos nos recenseamentos eleitorais das freguesias do Lavradio e de Palhais.

2. A Junta, eleita nos termos do n.º 1, servirá até 31 de Dezembro de 1975.

3. A competência atribuída pelo Código Administrativo ao presidente da Junta, no que se refere a eleição e votação, será exercida pelo presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Art. 5.º A Câmara Municipal do Barreiro procederá, no prazo de noventa dias, a contar da publicação do presente decreto-lei, à colocação de marcos, onde se tornem necessários, por forma que fiquem bem patentes os limites fixados no artigo 3.º Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - António Manuel Gonçalves Rapazote.

Promulgado em 10 de Outubro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/10/25/plain-230480.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/230480.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda