Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 7630/2005, de 11 de Abril

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 7630/2005 (2.ª série). - Por despacho do presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa de 9 de Julho de 2004, proferido por delegação do reitor da mesma Universidade de 25 de Março de 2004:

Mário Fernando Maciel Caldeira, professor auxiliar de nomeação provisória além do quadro deste Instituto - nomeado definitivamente, por conveniência urgente de serviço, para o exercício das funções de professor auxiliar além do quadro do mesmo Instituto, com efeitos a partir de 11 de Outubro de 2004. (Não carece de fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Relatório a que se refere o n.º 2 do artigo 21.º do ECDU, publicado em anexo à Lei 19/80, de 16 de Julho

1 - O relatório refere a actividade pedagógica e científica do professor auxiliar Mário Fernando Maciel Caldeira nos últimos cinco anos, procedendo-se na sua apreciação de acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 20.º do ECDU. Assim, analisar-se-ão os seguintes aspectos:

a) Publicação de artigos científicos ou didácticos;

b) Competência, aptidão pedagógica e actualização;

c) Direcção de trabalhos de investigação;

d) Formação de docentes ou investigadores.

2 - a) O candidato publicou cinco artigos em revistas académicas sujeitas a blind referee, sendo quatro em colaboração. Três artigos foram publicados em revistas internacionais. Um destes artigos foi premiado no concurso FISEG com a classificação A. Publicou mais três artigos, em colaboração, em revistas académicas portuguesas. Tem, também, cinco trabalhos publicados em proceedings de conferências nacionais e internacionais, sujeitas a blind referee, sendo quatro em colaboração. Tem mais dois trabalhos, em colaboração, publicados em proceedings de outras conferências. É co-autor, ainda, de vários livros e outras publicações.

O professor Mário Caldeira desempenha funções de referee em duas revistas académicas internacionais e é membro do conselho editorial de uma outra.

b) O professor Mário Caldeira tem exercido uma intensa actividade docente no ISEG, tendo leccionado disciplinas na licenciatura de Gestão, nos mestrados de Gestão em Sistemas Informação, Gestão e Estratégia Industrial e MBA, no programa de doutoramento em Gestão e em várias pós-graduações. Além disso, tem vindo a colaborar regularmente com a Universidade de Évora como docente e responsável de uma disciplina do mestrado em Organização e Sistemas de Informação.

Realizou várias conferências, seminários e cursos de formação profissional no ISEG e em outras instituições académicas e empresas.

c) Relativamente à direcção de trabalhos de investigação, nomeadamente teses de mestrado e de doutoramento, o professor Mário Caldeira teve o seguinte desempenho: orientou duas dissertações de mestrado na Universidade de Évora, que foram discutidas e aprovadas, orientou três no ISEG, que se encontravam a aguardar provas públicas à data da elaboração do relatório, e está, também, a orientar mais nove dissertações no ISEG e na Universidade de Évora, ainda em curso, a que se juntam duas teses de doutoramento, uma no ISEG e outra na Universidade Aberta.

d) Não consta do relatório qualquer actividade na área específica de formação de docentes e investigadores, além da orientação de teses já referida.

Embora não sejam especificamente mencionados como elementos sujeitos a apreciação, no n.º 4 do artigo 20.º do ECDU, não se quer deixar de referir a intensa participação do professor Mário Caldeira em júris de mestrado e de doutoramento, a actividade administrativa em várias funções no ISEG, a participação e organização de conferências e a sua colaboração em estudos aplicados destinados às empresas.

Tendo em conta os elementos de apreciação previstos no n.º 4 do artigo 20.º do ECDU e as demais actividades referidas no relatório de actividades do professor Mário Fernando Maciel Caldeira, os relatores consideram que a actividade desenvolvida pelo candidato nos últimos cinco anos é de elevado mérito científico e pedagógico e, por conseguinte, recomendam que lhe seja atribuída a nomeação definitiva como professor auxiliar do Departamento de Gestão do ISEG.

Os Relatores: João da Silva Ferreira - João Luís Correia Duque.

18 de Março de 2005. - O Presidente do Conselho Directivo, Vítor da Conceição Gonçalves.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2298027.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-07-16 - Lei 19/80 - Assembleia da República

    Alteração, por ratificação, do Decreto-Lei n.º 448/79, de 13 de Novembro (aprova o Estatuto da Carreira Docente Universitária).

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda