Louvor 1086/2005. - Por meu despacho de 23 de Março de 2005, o técnico principal de conservação e restauro Arménio Guilherme Fontes conta com mais de 38 anos de serviço dedicado à causa pública e à conservação e restauro do património móvel de Portugal.
Ao longo destes anos, pelos relatos que pude escutar e pelo que me foi dado observar, exerceu as suas funções com elevada competência, espírito de lealdade e eficiência, o que aliado a outras qualidades pessoais confirma o seu profissionalismo, sempre norteado por elevados padrões éticos e de dignidade.
Apraz-me também sublinhar as qualidades humanas que sempre demonstrou, designadamente o seu sentido de responsabilidade, de empenho e de disponibilidade com que sempre correspondeu às tarefas e exigências que lhe foram cometidas, como foi o exemplo de um projecto em que recentemente esteve envolvido e que apenas as qualidades atrás descritas permitiram que o pudesse concluir, mesmo que para isso tivesse, mais uma vez, colocado o interesse público à frente do interesse pessoal.
Por tudo isto, e ainda pela sua inexcedível lealdade e zelo, entendo prestar-lhe público louvor pelo seu trabalho e carreira que o torna merecedor do maior respeito, apreço, amizade e consideração não só minha mas também de todos os que com ele têm trabalhado.
23 de Março de 2005. - A Directora, Ana Isabel Seruya.