Louvor 763/2005. - Na sequência da catástrofe natural que assolou o Sudeste Asiático, o Governo Português, desde logo solidário como as populações locais, desencadeou, através do Ministério da Saúde, o apoio de emergência direccionado para a ilha de Sumatra, província de Banda Aceh, uma das zonas mais atingidas pelo tsunami.
Por orientação directa do meu Gabinete, a Direcção-Geral da Saúde foi mandatada para o efeito e, em articulação estreita com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) e o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, conseguiu-se que, no dia 4 de Janeiro, seguisse para a Indonésia o material necessário à execução dos trabalhos e uma equipa pluridisciplinar assim constituída:
Equipa médica:
Prof. Doutor Kamal Mansinho.
Dr.ª Isabel Beato Viegas Aldir.
Dr. Luís Manuel Miranda de Castro.
Dr. Nélson Nuno Pita de Olim.
Equipa de enfermagem:
Ana Cristina de Sousa Ferreira Centeno Fragoso.
Rosa Maria Castelão Rodrigues.
Equipa de logística do SNBPC:
Inspector Manuel João Rodrigues Veloso.
Fernando António Nabeiro de Araújo.
Intérprete:
Istidiatun Haryono da Silva.
O esforço físico e psíquico a que foram sujeitos, a necessidade de reorientar os objectivos adaptando-os às novas necessidades, aliados ao pedido expresso das autoridades locais, levou à sua substituição, e à partida de uma outra equipa, no dia 27 de Janeiro, assim constituída:
Equipa médica:
Prof. Doutor João Luís Baptista.
Dr.ª Maria Vaz Bravo Ferreira.
Dr. Carlos André Correia Casado.
Dr.ª Yolanda Duarte.
Dr. Humberto Vitorino.
Equipa de psicólogos:
Dr. Ilídio Augusto Vitorino Canas.
Dr. Nuno Manuel Catarino Gaspar.
Equipa de enfermagem:
Alcina Simões de Carvalho.
José Manuel Mendes Martins.
José da Silva Guerreiro.
Hélder Lino Simões Assunção.
Equipa de logística do SNBPC:
Comandante António José de Almeida Santos.
Adriano Antunes Ferreira.
Rui Jorge Cardoso Rodrigues Nunes.
Renato Samuel Dinis Marques.
O extraordinário desempenho, a elevada competência técnica, aliados às relevantes qualidades humanas de todos os elementos, das quais destacamos o espírito de sacrifício e capacidade de adaptação às condições adversas, o respeito e solidariedade pelas populações martirizadas, e o sentido do dever e do servir levam-me a conferir-lhes público louvor, associando-me às autoridades indonésias que também publicamente manifestaram o seu reconhecimento.
Cumpre-me manifestar o agradecimento às instituições a cujos quadros os técnicos pertencem, salientando o Hospital de Egas Moniz, S. A., Administrações Regionais de Saúde do Norte e do Centro, o Hospital de Pulido Valente, S. A., o Instituto de Higiene e Medicina Tropical, a Faculdade de Ciências Médicas, o SNBPC, a Guarda Nacional Republicana e a Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha, pela prontidão da resposta e excelente colaboração.
Apraz-me, igualmente, salientar a capacidade organizativa e a forma exemplar como se articularam as instituições atrás referidas, sob a coordenação da Direcção-Geral da Saúde.
3 de Março de 2005. - O Ministro da Saúde, Luís Filipe da Conceição Pereira.