Louvor 625/2005. - Ao cessar funções de Ministro da Administração Interna, quero expressar público louvor ao licenciado Francisco José Pinto Freire Beirão pela competência, lealdade e profissionalismo com que desempenhou funções de adjunto do meu Gabinete.
Detentor de um elevado sentido institucional e de uma notável capacidade de trabalho, demonstrou em todas as circunstâncias grande disponibilidade, brio profissional e dedicação. A estes atributos alia uma grande afabilidade e facilidade de relacionamento interpessoal, que facilitaram o seu desempenho nos grupos para que foi designado em representação deste Ministério. O seu desempenho foi igualmente altamente meritório no relacionamento e negociações com as associações sindicais das forças de segurança, em que revelou excepcional sensatez e sentido prático, só não tendo alcançado o êxito desejado e previsível devido à demissão do Governo.
O licenciado Francisco José Pinto Freire Beirão é detentor de vasta cultura e de uma valiosa experiência profissional na área da segurança, que se revelaram da maior utilidade no aconselhamento que lhe foi solicitado, facilitando o processo de tomada de decisões.
Pela sua elevada estatura cívica e intelectual e pela sua competência profissional é com enorme prazer que destaco os meritórios serviços prestados pelo licenciado Francisco José Pinto Freire Beirão e classifico os serviços por si prestados como extraordinários e muito distintos.
7 de Março de 2005. - O Ministro da Administração Interna, Daniel Viegas Sanches.