Louvor 621/2005. - Ao cessar funções como Ministro da Administração Interna no XVI Governo Constitucional, entendo ser da mais elementar justiça louvar o licenciado José António Pereira da Fonseca Pestana pela elevada competência e excepcional dedicação e zelo com que desempenhou as funções de chefe do meu Gabinete.
O licenciado José Pestana faz, indiscutivelmente, parte do grupo muito restrito dos melhores servidores da Administração Pública Portuguesa. A sua reconhecida inteligência, excepcional capacidade de trabalho, genial criatividade, rara sensibilidade artística e cultura superior seriam suficientes para o alcandorar ao galarim dos servidores do Estado, mas, como se tal não bastasse, acrescenta áquelas qualidades a gentileza de trato, a simplicidade e a humildade própria dos grandes espíritos.
Foi com todos aqueles atributos, aliados a uma grande experiência, competência e sensatez, que dirigiu, com grande proficiência, a equipa de adjuntos, assessores e secretárias do Gabinete em quem criou um notável espírito de entreajuda. A qualidade e rigor das suas intervenções processuais nos múltiplos processos que acompanhou atestam um elevado gabarito técnico e um profundo conhecimento de todas as áreas relacionadas com a segurança e a protecção e socorro.
O seu fino trato foi decisivo para o excelente relacionamento com os restantes gabinetes ministeriais e outras entidades públicas e privadas, bem como para com os Gabinetes dos Secretários de Estado deste Ministério e serviços dependentes.
Apesar de assoberbado por múltiplos afazeres, acompanhou de muito perto a minha actividade, tendo sido conselheiro precioso, tanto pelos seus vastos conhecimentos e cultura, como pela ponderação, lucidez e inexcedível lealdade.
Os seus predicados pessoais e profissionais marcaram de forma indelével todos quantos com ele trabalharam e foram decisivos para a actividade política desenvolvida pelo Ministério da Administração Interna.
Pela sua elevada estatura cívica e intelectual, pela sua extraordinária competência profissional, empenho e dedicação à causa pública, é com enorme prazer que destaco os muitos e notáveis serviços prestados pelo licenciado José António Pereira da Fonseca Pestana através deste público louvor e classifico os serviços que prestou à administração interna e ao País, como de excepcional relevância, extraordinários e muito distintos.
4 de Março de 2005. - O Ministro da Administração Interna, Daniel Viegas Sanches.