Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 615/2005, de 31 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 615/2005. - Louvo o coronel de infantaria Vicente Henriques, da Guarda Nacional Republicana, pelas excepcionais qualidades pessoais e profissionais demonstradas ao longo dos mais de 35 anos da sua notável carreira militar na Guarda.

Oficial de sólida formação cívica e profissional, cultivando ao mais elevado grau os valores militares e norteando o seu comportamento pelo ideal de servir a causa pública, soube sempre conjugar uma atitude de inabalável firmeza e de grande exigência face aos imperativos da missão, com uma acção de comando marcada pelo exemplo, ponderação, humanismo e nobre sentido de justiça.

Tendo desempenhado funções de comando em diferentes níveis da cadeia operacional da Guarda, desde destacamento até unidade, soube demonstrar, em todas as circunstâncias, invulgares aptidões para o exercício da complexa responsabilidade de comandar, impondo-se pelo saber e competência, pela facilidade de comunicação, pela determinação e pelo espírito de iniciativa.

Nomeado para o cargo de adjunto do Gabinete do Ministro da Administração Interna entre 1990 e 1992, desenvolveu um trabalho de reconhecido e elevado mérito, destacando-se pela inteligência, irrepreensível lealdade e insuperável disponibilidade, inteiramente dedicadas à exigente e complexa missão de aconselhamento e assessoria técnica ao mais alto nível da decisão política.

Nas funções de chefe da 5.ª Repartição e enquanto chefe de gabinete do general comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, o coronel Vicente Henriques confirmou o elevado nível das suas competências e tornou ainda mais evidente a sua notável envergadura de homem e de militar, agora no exercício das mais altas responsabilidades de oficial de estado-maior.

Culminou a sua carreira como comandante do Regimento de Infantaria, onde, durante mais de dois anos, fruto do brilhantismo e excelência do seu desempenho, soube guindar a sua unidade aos mais elevados padrões de organização, operacionalidade, eficiência e eficácia, ficando justamente ligado à superação de todas as dificuldades inerentes à difícil e complexa missão de projecção e sustentação do Subagrupamento Alfa no Iraque.

Ao deixar o serviço activo, com a consequente passagem à situação de reforma, é de elementar justiça destacar o notável conjunto de atributos pessoais, militares e profissionais do coronel Vicente Henriques e enaltecer a forma exemplar como se dedicou à causa pública, no Ministério da Administração Interna e na Guarda Nacional Republicana. Por tudo isso, os seus serviços devem ser considerados extraordinários, relevantes e distintíssimos, deles resultando honra e lustre para Portugal e, em particular, para a Guarda Nacional Republicana.

28 de Fevereiro de 2005. - O Ministro da Administração Interna, Daniel Viegas Sanches.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2294398.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda