Louvor 265/2005. - Ao cessar as funções de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação louvo o mestre Pedro Filipe Bugarin Gonzalez Cabral Henriques pelo excelente desempenho e elevada competência com que exerceu as funções de meu assessor.
Ao longo da sua colaboração, o mestre Pedro Bugarin Henriques sempre evidenciou, na área da língua e cultura portuguesas, e em especial na ligação com o Instituto Camões, bem como no acompanhamento de assuntos relacionados com património histórico, arquivos e rede de escolas portuguesas no estrangeiro e de matérias ligadas ao Instituto Diplomático e ao Arquivo Histórico-Diplomático, grande competência técnica, lealdade e disponibilidade, que, juntamente com as suas qualidades pessoais, muito contribuíram para o bom desempenho do Gabinete.
Assim, é-me muito grato louvar o mestre Pedro Bugarin Henriques pela forma exemplar como soube contribuir para a concretização de importantes objectivos da política externa portuguesa.
7 de Março de 2005. - O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Henrique José Praia da Rocha de Freitas.