Louvor 260/2005. - Ao cessar funções como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação louvo o Dr. João Pedro Saldanha Serra pela forma exemplar e leal como desempenhou as funções de meu chefe de gabinete.
A sua sólida e comprovada experiência profissional, a sua integridade e o sentido do dever, aliados ao rigor e extremo profissionalismo que empresta a todas as matérias, fazem do Dr. João Pedro Saldanha Serra um colaborador e conselheiro imprescindível.
Na direcção do meu Gabinete bem como no relacionamento com outros gabinetes ministeriais, directores-gerais e responsáveis pelos institutos que tutelo, realço a sua capacidade de coordenação, gestão criteriosa e eficaz de todos os dossiers, a que associa uma franca cordialidade e um profundo humanismo, dentro de um nível de exigência e firmeza de princípios que são seu apanágio.
Assim, é-me muito grato louvar o Dr. João Pedro Saldanha Serra pelo extraordinário desempenho na condução do meu Gabinete permitindo a concretização de importantes objectivos da política externa portuguesa.
7 de Março de 2005. - O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Henrique José Praia da Rocha de Freitas.