Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 191/2005, de 16 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 191/2005. - O Prof. Doutor Luiz Nuno Coelho Ferraz de Oliveira licenciou-se em Medicina pela Universidade de Lisboa em 1962 e fez os estudos de pós-graduação em Oftalmologia nas Universidades de Londres e Nova Iorque entre 1963 e 1968 e é, em 1965, o primeiro médico português a doutorar-se em Oftalmologia na Universidade de Londres, onde inicia a carreira académica, sendo em 1969 doutorado pela Universidade de Lisboa.

Entre 1970 e 1971, presta o serviço militar em Moçambique, onde é condecorado com a medalha de prata de serviços distintos.

Em 1971 faz com aprovação por unanimidade o concurso para professor agregado e, em 1973, o concurso para professor catedrático, onde obteve aprovação com mérito absoluto, ficando a leccionar na Faculdade de Medicina de Lisboa.

Em 1973, assume a direcção do serviço de oftalmologia do então Hospital do Ultramar, hoje Hospital de Egas Moniz, S. A., funções que actualmente desempenha, sendo entre 1987 e 1990 director-geral dos Hospitais.

É professor catedrático de Oftalmologia e regente da cadeira de História da Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

É co-fundador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (1977), funda o Hospital Escolar Dr. António Agostinho Neta, em São Tomé e Príncipe (1988), o Centro de Medicina Tropical de Bissau (1989) e é sócio fundador da Academia Portuguesa de Medicina.

Desempenhou vários cargos na Ordem dos Médicos, na Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e na Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e organiza, preside e participa em diversas reuniões científicas e grupos de trabalho de nível nacional e internacional.

No âmbito da sua especialidade, organiza 19 missões oftalmológicas de estudo e intervenção médica e pedagógica nos Estados africanos de expressão oficial portuguesa e é autor e co-autor de mais de uma centena de trabalhos científicos e comunicações.

Ao aproximar-se o momento em que, por limite de idade, irá cessar funções no Hospital de Egas Moniz, S. A., a relevância dos serviços prestados em prol do desenvolvimento da medicina portuguesa tornam-no merecedor de público louvor, que, por proposta do conselho de administração do referido Hospital, lhe concedo.

18 de Fevereiro de 2005. - O Ministro da Saúde, Luís Filipe da Conceição Pereira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2290396.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda