Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 683/73, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Altera o Decreto-Lei n.º 43077, de 18 de Julho de 1960, que actualiza a organização e atribuições do Secretariado-Geral da Defesa Nacional.

Texto do documento

Decreto-Lei 683/73

de 21 de Dezembro

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º A alínea b) do artigo 2.º, o corpo do artigo 10.º, o § único do artigo 20.º e o artigo 22.º do Decreto-Lei 43077, de 18 de Julho de 1960, passam a ter a seguinte redacção:

Art. 2.º ....................................................................

................................................................................

b) Presidente do Supremo Tribunal Militar e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas: por portaria conjunta do Presidente do Conselho e do Ministro da Defesa Nacional;

...

Art. 10.º Junto do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas prestam serviço dois secretários-adjuntos da Defesa Nacional, oficiais generais do Exército, da Armada ou da Força Aérea e, quando o chefe do Estado-Maior o proponha, um vice-chefe, também oficial general de qualquer dos ramos das forças armadas.

O vice-chefe do Estado-Maior-General tem competência cumulativa com o chefe do Estado-Maior-General para as matérias que, sob proposta deste, constem de despacho do Ministro da Defesa Nacional.

Os secretários-adjuntos da Defesa Nacional, além dos trabalhos que especialmente lhes forem confiados pelo chefe do Estado-Maior-General, orientam e coordenam directamente a acção dos serviços do Secretariado-Geral da Defesa Nacional que lhes sejam atribuídos.

§ único ...................................................................

Art. 20.º ..................................................................

§ único. Não estão incluídos nos quadros a que se refere o corpo deste artigo o chefe da Repartição do Gabinete e os ajudantes-de-campo do Ministro, do chefe e vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas. O primeiro vence pela função e os outros pelos respectivos quadros.

................................................................................

Art. 22.º O chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas é hierarquicamente superior a todos os oficiais generais de terra, mar e ar e usará os emblemas e distintivos estabelecidos, dispondo de dois ajudantes-de-campo, oficiais do Exército, da Armada e da Força Aérea, de preferência com o curso de estado-maior.

O vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas dispõe de um ajudante-de-campo, oficial do Exército, da Armada ou da Força Aérea.

Art. 2.º - 1. O vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, quando general do Exército ou da Força Aérea, vence como general de quatro estrelas e tem direito ao uso de quatro estrelas de prata;

quando contra-almirante, é promovido a vice-almirante, sendo o diploma de nomeação conjuntamente diploma de promoção.

2. Os vencimentos e distintivos a que se refere o número anterior são mantidos aos oficiais que deixem de exercer as funções de vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

3. O vice-chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas tem direito à atribuição de uma compensação mensal por despesas de representação de 1500$00.

4. Os encargos decorrentes do presente diploma serão suportados no corrente ano por conta das disponibilidades da rubrica orçamental «Remunerações certas ao pessoal em exercício - Pessoal dos quadros aprovados por lei», relativa ao Secretariado-Geral da Defesa Nacional.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias.

Promulgado em 19 de Dezembro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/12/21/plain-229026.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/229026.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-07-18 - Decreto-Lei 43077 - Presidência do Conselho - Gabinete do Ministro da Defesa Nacional

    Actualiza a organização e atribuições do Secretariado-Geral da Defesa Nacional.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda