Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 155/2005, de 1 de Março

Partilhar:

Texto do documento

Louvor 155/2005. - Em 6 de Março do corrente ano aposentou-se o Doutor António Guilherme Domingues Ferreira, chefe de serviço hospitalar, área de psiquiatria do Hospital de Miguel Bombarda, individualidade que, pela obra e contributos dados ao desenvolvimento da saúde mental e psiquiatria em Portugal constitui um figura marcante da psiquiatria portuguesa da segunda metade do século XX.

Licenciado em medicina pela Universidade de Lisboa em 1955, entrou para a carreira hospitalar como assistente de psiquiatria em 1967 tendo, ao longo de um percurso profissional brilhante, desempenhado funções profissionais no Hospital de Júlio de Matos e no Hospital de Miguel Bombarda onde foi nomeado chefe de serviço em 1978.

Entre 1987 e 1997 foi director e presidente do conselho de administração do Hospital de Miguel Bombarda tendo, nessas funções impulsionado a criação de novos serviços e programas de cuidados de saúde mental, psiquiatria e reabilitação.

Como director do internato médico de psiquiatria durante 13 anos e docente universitário desde 1967, influenciou de modo decisivo a formação académica, científica e profissional de muitas gerações de médicos, técnicos e especialistas na área da saúde mental e psiquiatria, nomeadamente nos domínios da psiquiatria social, de que foi em Portugal um pioneiro e divulgador de dimensão única.

A projecção do Doutor António Guilherme Domingues Ferreira, a nível internacional reflectiu-se no cargo e funções que desempenhou a nível de importantes organizações internacionais tais como presidente da Sociedade Mundial da Psiquiatria Social, entre 1988-1992, consultor temporário da Organização Mundial da Saúde (OMS) e presidente da Sociedade Mediterrânica de Sociopsiquiatria.

Foi distinguido internacionalmente com o prémio Leonidas Finiffes (Chipre) e é membro da Academia das Ciências de Nova Iorque. Obteve ainda o grau de doutor honoris causa pela Universidade Internacional Giuseppe Scicluna, Malta.

Assim, o destacado contributo dado pelo Doutor António Guilherme Domingues Ferreira ao desenvolvimento da saúde mental e psiquitria portuguesa ao longo de mais de trinta e cinco anos de carreira profissional pública, e as suas notáveis qualidades humanas e profissionais, tornam-no merecedor de público louvor, que por proposta do conselho de administração do Hospital de Miguel Bombarda, lhe concedo.

23 de Janeiro de 2004. - O Ministro da Saúde, Luís Filipe da Conceição Pereira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2286186.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda