Louvor 150/2005. - A recente tragédia ocorrida no sudoeste asiático levou a que diversos serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros fossem mobilizados para acompanhar a situação dos cidadãos nacionais atingidos por aquele acontecimento.
Na primeira linha deste processo esteve, como lhe competia, o Gabinete de Emergência Consular da Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, que, dirigido de forma exemplar pela directora de serviços de Administração Consular Dr.ª Maria José Lopes Carujo, se manteve em funcionamento ininterrupto desde o início da tarde do dia 26 de Dezembro de 2004 até ao dia 3 do corrente mês de Janeiro.
O bom trabalho que aquele Gabinete desenvolveu deve-se, fundamentalmente, à competência e profissionalismo de todo o pessoal envolvido, mas também ao espírito de solidariedade que demonstraram para com os nossos compatriotas que sofreram directamente os efeitos da tragédia, bem como para com os respectivos familiares e amigos.
Por isso me apraz demonstrar publicamente o meu apreço a todos os funcionários pelo comportamento demonstrado e louvar a Dr.ª Maria José Lopes Carujo pela forma competente e empenhada com que assumiu as suas responsabilidades.
28 de Janeiro de 2005. - O Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, António Victor Martins Monteiro.