Louvor 93/2005. - Ao cessar funções por motivo de aposentação, no limite legal permitido, após longa e competente carreira dedicada ao serviço público da segurança social, apraz louvar, porque é justo e merecido, a técnica superior licenciada Maria do Rosário Teixeira de Abreu Tavares da Silva, destacando a sua carreira profissional, no âmbito da intervenção, formação e metodologias de investigação particularmente dedicadas às crianças e jovens, designadamente com deficiência.
Com perfil criativo, dinâmico e empreendedor manifestou sempre uma atitude de grande disponibilidade, capacidade de realização, gosto por mais saber e aprender, aprofundando o conhecimento em matérias muito específicas e inovadoras, que permitiu transpor para o nível nacional mudanças estruturais, resultantes do intercâmbio com entidades internacionais.
Participou e dinamizou projectos e programas pioneiros na concretização da intervenção no contexto de vida das crianças com deficiência ou com atraso grave de desenvolvimento, que hoje se identifica como intervenção precoce, e contribuiu decisivamente para integrar esta resposta social no centro das preocupações técnicas da prevenção da deficiência.
6 de Janeiro de 2005. - A Directora-Geral, Maria Manuela Quintanilha.