Portaria 1329/2004 (2.ª série). - O tenente-coronel de infantaria, NIM 04273084, Pedro Manuel Monteiro Sardinha desempenhou as funções de chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes, no Ministério da Defesa Nacional, desde a tomada de posse do novo Secretário de Estado, em finais de Julho de 2004.
A sua escolha regeu-se então pelas evidentes qualidades profissionais, morais e humanas que o tenente-coronel Sardinha evidenciou durante o período que serviu como meu assessor, bem como pelo profundo conhecimento dos assuntos tutelados por este Ministério.
Ao longo do período em que exerceu o cargo de chefe do Gabinete, foram notórios o empenho permanente, a dedicação exclusiva e a total disponibilidade, manifestando sempre um insuperável sentido de Estado na forma como preparou e conduziu a edificação deste Gabinete.
A elevadíssima carga horária e a necessidade colocada a si próprio de um permanente acompanhamento dos assuntos relacionados com os antigos combatentes, em simultâneo com a preparação do Orçamento do Estado, são apenas algumas das acções que exemplificam a forma dedicada e eficiente que colocou ao serviço deste Ministério.
Face a circunstâncias pessoais que fogem ao controlo das capacidades de qualquer um, foi levado, com ímpar sentido de responsabilidade e abnegação, a apresentar a sua disponibilidade em relação ao cargo que vinha brilhantemente desempenhando.
Apesar da elevada mágoa na perda de um colaborador tão próximo, cumpre-me em consciência tecer os mais rasgados elogios ao tenente-coronel Sardinha e reconhecer publicamente o conjunto de elevadíssimas qualidades pessoais e profissionais.
Por tudo isto, é da mais elementar justiça louvar o tenente-coronel de infantaria Pedro Manuel Monteiro Sardinha e, assim, dar público testemunho do meu apreço e gratidão pelos elevados serviços prestados como chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes, na forma insuperável como conduziu os assuntos de sua tutela e pela conduta leal, competente e de extremo sacrifício pessoal com que sempre pautou o seu empenho, deste resultou honra e lustre para a defesa nacional, as Forças Armadas e para o País, pelo que classifico os serviços prestados como extraordinários, relevantes e distintíssimos.
Assim, manda o Governo, pelo Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, nos termos dos artigos 13.º e 14.º e do n.º 1 do artigo 34.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, condecorar o tenente-coronel de infantaria Pedro Manuel Monteiro Sardinha com a medalha de ouro de serviços distintos.
20 de Outubro de 2004. - O Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Paulo Sacadura Cabral Portas.