Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extracto) 26197/2004, de 17 de Dezembro

Partilhar:

Texto do documento

Despacho (extracto) n.º 26 197/2004 (2.ª série). - Por meu despacho de 30 de Novembro de 2004, foram aprovadas as correcções ao texto do guião das cerimónias de doutoramento honoris causa a realizar nesta Universidade, constantes da deliberação 822/2002, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 110, de 13 de Maio de 2002, as quais se encontram incorporadas no texto em anexo.

3 de Dezembro de 2004. - O Reitor, José Ângelo Novais Barbosa.

ANEXO

A cerimónia tem início com o cortejo académico ao som de ... (agrupamento musical) que executa ... (título e autor da peça musical).

Terminado o cortejo académico, tendo todos os participantes ocupado os respectivos lugares na sala, ficando na mesa da presidência o reitor ... (nome do reitor) e o presidente do conselho directivo (ou director) ... (nome do presidente do conselho directivo ou director da Faculdade proponente), o mestre-de-cerimónias ... (nome do mestre-de-cerimónias) dá início à cerimónia e, fazendo a vénia ao reitor, convida o ... (agrupamento musical) a executar... (título e autor da peça musical).

O Prof. Doutor ... (nome do orador), a convite do mestre-de-cerimónias, faz o elogio do doutorando, regressando depois ao seu lugar.

Terminado o elogio do doutorando, o mestre-de-cerimónias fazendo a vénia ao reitor, convida o padrinho ... (nome do padrinho) e o doutorando a aproximarem-se da mesa da presidência, posicionando-se estes à direita do reitor. O presidente do conselho directivo (ou director) toma a esquerda do reitor.

O padrinho apresenta ao reitor o pedido de atribuição do grau.

Em seguida, o reitor pronuncia as seguintes palavras de imposição do grau:

Eu, ... (nome do reitor), reitor da Universidade do Porto, reconhecendo a pertinência da petição e aceitando as boas razões invocadas pelo padrinho ... (nome do padrinho), declaro ... (nome do novo doutor) doutor honoris causa pela Universidade do Porto.

O mestre-de-cerimónias lê o texto do registo do doutoramento no livro de registo dos doutoramentos honoris causa pela Universidade

do Porto. Seguidamente, o reitor, o novo doutor, o padrinho e o presidente do conselho directivo (ou director) assinam o livro de registo.

O(a) estudante ... [nome do(a) estudante] que transporta as insígnias aproxima-se do reitor que impõe a insígnia doutoral da Universidade ao novo doutor. O presidente do conselho directivo (ou director) coloca o anel, explicando o seu significado (colegialidade, irmandade com os restantes doutores) e entrega o livro (sabedoria) e o diploma.

O reitor, o presidente do conselho directivo (ou director) e o padrinho cumprimentam o novo doutor. O reitor e o padrinho regressam ao seu lugar.

O novo doutor, acompanhado pelo presidente do conselho directivo (ou director) e pelo mestre-de-cerimónias, dirige-se às doutorais e faz vénia aos doutores das faculdades. Terminada esta saudação, o presidente do conselho directivo (ou director) regressa ao seu lugar e o mestre-de-cerimónias conduz o doutor à cadeira que lhe está reservada nas doutorais.

O mestre-de-cerimónias convida então o ... (agrupamento musical) a executar ... (título e autor da peça musical).

Após a execução da peça musical, o mestre-de-cerimónias acompanha o doutor ao lugar onde vai pronunciar o discurso de agradecimento.

Concluído o discurso, o mestre-de-cerimónias acompanha novamente o doutor ao seu lugar.

A concluir o acto, o mestre-de-cerimónias, fazendo vénia ao reitor, convida o ... (agrupamento musical) a executar ... (título e autor da peça musical), iniciando-se o cortejo de saída.

Segue-se um momento de cumprimentos ao novo doutor, acompanhado do reitor, do presidente do conselho directivo (ou director) e do padrinho, em local apropriado.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2268759.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda