Despacho 24 146/2004 (2.ª série). - Sob proposta da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi, pela deliberação do senado n.º 28/2004, de 5 de Maio, aprovado o seguinte:
Área de doutoramento em Engenharia do Ambiente
Neste início do século XXI, já não se põe em causa a importância do paradigma da sustentabilidade do desenvolvimento económico-social, consagrado na Cimeira da Terra, realizada em Junho de 1992 no Rio de Janeiro sob os auspícios da ONU, com o tema "Ambiente e desenvolvimento". A exigência que as presentes gerações enfrentam de serem capazes de dar resposta às respectivas necessidades sem porem em risco a possibilidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades obriga a uma criteriosa utilização dos recursos produtivos e à manutenção da qualidade do espaço físico. O objectivo de compatibilizar o crescimento económico com a equidade social e a preservação ecológica só pode ser atingido através de intervenções susceptíveis de prevenir, remediar ou mitigar todo o tipo de perturbações ambientais provocadas por actividades humanas. É hoje amplamente reconhecido o papel desempenhado pela engenharia do ambiente na concretização de um desenvolvimento sustentável. Este ramo da engenharia deve privilegiar a interdisciplinaridade no que respeita à formação em ciências e tecnologias da engenharia e do ambiente. Só assim é possível a análise e a resolução integrada de problemas de características tão transversais como é o caso dos problemas ambientais, bem como o diálogo com técnicos de outras formações.
A Universidade de Coimbra, tirando partido das valências existentes no seu seio, sobretudo na FCTUC, criou recentemente uma licenciatura e um mestrado em Engenharia do Ambiente. Para completar a formação universitária nesta área importa também preparar investigadores que dominem as metodologias e os conteúdos que a caracterizam. Aprender, descobrir e desenvolver capacidades para criar conhecimento e comunicar esse conhecimento são actividades fundamentais para se atingir a maioridade científica em qualquer ramo do saber. Assim, propõe-se a criação de uma nova área de doutoramento no Departamento de Engenharia Civil - a área de doutoramento em Engenharia do Ambiente. São numerosos os campos de investigação em aberto neste domínio, permitindo esta nova área de doutoramento estruturar e enquadrar cientificamente os trabalhos a desenvolver.
26 de Outubro de 2004. - O Reitor, Fernando Seabra Santos.